A Inteligência Artificial foi a oportunidade dos Travel Managers em 2024 que possibilitou casos de utilização inovadores, como a análise preditiva para a gestão de despesas e o preenchimento automático de relatórios de despesas com dados de cartões corporativos, o que criou incentivos para as viagens de negócios.
É uma aposta segura sugerir que a IA continuará a ter impacto, a simplificar e a incentivar viagens de negócios em 2025. No entanto, embora seja expectável que a tecnologia continue a sua trajetória ascendente, um novo conjunto de desenvolvimentos de Travel & Expense está no horizonte.
Assim, estas são as cinco previsões SAP Concur para este novo ano:
1. Continuação do investimento em sistemas digitais e em infraestruturas de segurança
Em 2025, as empresas investirão em novas soluções inovadoras, como a automação de processos e IA generativa para apoiar o crescimento. No entanto, à medida que os ativos digitais crescem e as empresas incorporam novos sistemas para simplificar os processos de T&E, os riscos associados a violações de dados e de sistemas aumentam.
A pressão para competir deixará as empresas e os clientes vulneráveis. Atualmente, mais organizações do que nunca sofrem violações da cibersegurança, colocando informações pessoais em risco.
Apesar de Portugal estar entre os 20 países com o mais elevado nível de maturidade em cibersegurança (de acordo com o Global Cybersecurity Index 2024), os dados indicam que em 2024, registou-se um crescimento de 12% nos crimes digitais, em relação ao ano anterior e que 60% das empresas portuguesas sofreram um incidente de cibersegurança nestes últimos dois anos (dados do Relatório de Riscos e Conflitos Cibernéticos do Centro Nacional de Cibersegurança).
As organizações precisam de ser capazes de responder rapidamente às exigências das partes internas e externas sem descurar as preocupações de segurança. Neste sentido, o investimento em inovação tecnológica e infraestruturas de segurança serão as principais prioridades em 2025, uma vez que as empresas competem para fornecer maior valor ao cliente, minimizando o risco.
2. Regresso ao escritório pressiona os orçamentos para irem mais longe
Com o regresso em massa dos trabalhadores ao escritório, espera-se que o volume de viagens de negócios aumente. E com a inflação a abrandar, as empresas têm a oportunidade de extrair mais valor dos investimentos em viagens. Apesar destas expectativas, os líderes das organizações são cautelosos: em 2025 os responsáveis financeiros serão cada vez mais pressionados a tirar partido dos orçamentos T&E, garantindo um risco mínimo para a postura da empresa.
O resultado é um mandato reforçado de conformidade e visibilidade. Por exemplo, o T&E podem ser cada vez mais geridos por uma plataforma, garantindo que as políticas são aplicadas de forma consistente à medida que mais viajantes reservam viagens e apresentam despesas – protegendo contra erros dispendiosos, fraudes e violações de políticas.
3. Relatórios de despesas tornam-se relatórios de exceção
À medida que o entusiasmo se instala, as funções individuais estão a definir as suas aplicações práticas mais valiosas para a IA. As tarefas repetitivas, como a validação de transações para conformidade tornar-se-ão cada vez mais automatizadas em 2025, reduzindo o tempo que os managers passam a rever relatórios de despesas individuais. Por outro lado, as transações “fiáveis” podem nem sequer aparecer num relatório de despesas. Estas serão substituídas por relatórios de exceção, que apenas destacam os desvios às das políticas normais de T&E da empresa.
A automatização tratará das tarefas quotidianas e ajudará os Travel Managers a efetuar auditorias aprofundadas com facilidade. Por sua vez, isto dará aos revisores uma maior capacidade para inspecionar despesas, identificar fraudes e garantir que nenhum erro fica por verificar.
4. Colaboradores revelam um ceticismo saudável em relação à IA
Apesar do ano de 2024 ter prometido às empresas com conhecimentos de IA uma série de benefícios transformadores, em 2025 vamos assistir à tecnologia ser tratada com um nível sensato de ceticismo e ponderação.
De acordo com o Inquérito Global de Viagens de Negócios SAP Concur 2024, 95% dos viajantes de negócios considerariam usar a automação alimentada por IA para apoiar as suas tarefas. Mas por enquanto, a IA será vista como um assistente que ajuda a obter recomendações e a identificar anomalias nas despesas, em vez de uma solução única para reservar viagens ou apresentar relatórios de despesas.
Os casos de uso de IA para aprovação de pré-viagens e a criação de itinerários comportam benefícios. Mas, em vez de apostar tudo na IA, os viajantes de negócios e os Travel Managers vão explorar provisoriamente os fluxos de trabalho com maior retorno em 2025.
5. Cresce a procura de melhores experiências para os utilizadores
Em 2025, prevê-se uma maior procura de atualizações em tempo real sobre as perturbações. Isto pode ajudar a lidar com os efeitos de fenómenos meteorológicos extremos e conflitos geopolíticos que estão a influenciar cada vez mais as decisões de viagens de negócios. Apoiados pelo dever de proteção das empresas, os viajantes esperam maiores níveis de apoio em 2025, através dos sistemas de T&E.
Depois de anos de agitação em torno da IA e da inovação digital, 2025 será o ano da implementação prática. As organizações planearão a forma de se manterem competitivas comos seus novos investimentos em T&E, enquanto tomam medidas para proteger os dados, a segurança e os seus resultados. Aperfeiçoar este ato de equilíbrio será a chave para um ano de sucesso.