SATA abandona rotas para Madrid, Paris e Amesterdão

O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, afirmou ontem, numa audição na Comissão de Inquérito ao Grupo SATA da Assembleia Legislativa, que, em 2016, a SATA terminará as rotas entre os Açores e Madrid, Paris e Amesterdão.

Vítor Fraga adiantou que “o Governo dos Açores deu indicações precisas à SATA (enquanto principal accionista da empresa)”, desde 2009, para “efectuar um conjunto de rotas” com o objectivo de servir a região e, embora “se admitisse que pudessem estar no vermelho, teriam de ser sustentadas por um conjunto de outras rotas” da companhia aérea açoriana.

“A partir de 2013, em que houve um conjunto de acções que levaram à degradação efectiva dos resultados da empresa, isso deixou de se verificar”, disse Vítor Fraga, acrescentando que a decisão tomada foi a de “abandonar progressivamente” as rotas deficitárias para “garantir a sustentabilidade da SATA e atenuar os impactos negativos na economia regional”.

Segundo o governante, foram abandonadas rotas que não serviam os interesses da região, apontando, por exemplo, o caso da Madeira, que deu prejuízos de três milhões de euros em 2013, e o Brasil, com prejuízos de um milhão de euros.

Questionado sobre a intenção da SATA começar a voar para Cabo Verde, o secretário regional do Turismo e Transportes referiu que “o desenvolvimento de uma nova rota não se faz de um dia para o outro”, acrescentando que, tanto quanto sabe, “a solução está a ser estudada para ser implementada quando possível”.

Ainda assim, o Secretário Regional afirmou que os indicadores que existem, em termos de desempenho da SATA, são positivos, nomeadamente da SATA Air Açores, com a previsão de fechar o ano de 2015 positiva, e da SATA Internacional, com uma redução bastante expressiva dos resultados negativos que tem tido nos últimos dois anos”.

Sobre 2015, o responsável afirma que “é um ano que eu diria que, por um lado, marca claramente uma nova época e uma nova fase em termos de transporte aéreo na Região e, por outro, ao nível das acessibilidades à Região, com a introdução de novos ‘players’, novas realidades de um espírito de concorrência que até então não existia, porque as rotas eram todas sujeitas a OSP”, afirmou.

Dívida do Governo açoriano à SATA supera os 32 milhões

Na mesma ocasião, o Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou que o Governo dos Açores “é uma entidade de bem e irá pagar” o montante em dívida com a SATA. O responsável revelou que, à data de 31 de outubro de 2015, dos 42 milhões de euros (ME) que estão inscritos no Plano e Orçamento para pagamento à SATA, “a Região já pagou 24,3 ME, o que coloca a dívida da Região à SATA neste momento em 32,4 ME”, acrescentando que os restantes 20 ME de dívida serão regularizados ao longo do tempo, sendo que no próximo ano já está previsto o pagamento de mais cerca de 5,6 ME.