SATA cancelou dois voos ontem devido à greve

Os voos Lisboa-Horta-Lisboa da transportadora açoriana SATA previstos para ontem, dia 22 de agosto, foram cancelados devido à greve às assistências do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Avião Civil (SNPVAC), segundo informou ontem a companhia aérea, num comunicado citado pela agência Lusa. Segundo o porta-voz da SATA, António Portugal, “estão envolvidos 165 passageiros com destino a Lisboa e 129 com destino à Horta”.

“Os passageiros com destino à Horta serão protegidos no voo direto de quarta-feira, o S4151, e os restantes no voo S4121 via Ponta Delgada às 06:30” de Lisboa (menos uma hora nos Açores), adiantou António Portugal. Já relativamente aos passageiros com destino a Lisboa, “20 serão transportados ainda hoje via Ponta Delgada”, sendo que os restantes seguem viagem também na quarta-feira por Ponta Delgada e Terceira.

Já hoje, dia 23, o SNPVAC – Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, vem contestar esta afirmação, em comunicado, alegando que o cancelamento dos voos se deveu “a um erro de planeamento executado pelas estruturas operacionais da empresa”. Segundo a informação vinculada pelo sindicato, “a SATA não acautelou, como devia, este voo como Serviço Mínimo com a antecedência prevista” na decisão do Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social, relativamente ao Processo n.º 13/2017-SM.

O SNPVAC informa ainda que terá alertado a companhia “deste erro de planeamento no passado domingo, dia 20 de agosto, advertindo para as consequências que daí poderiam advir”.

“Repudiamos o facto de a Empresa ter omitido este facto da opinião pública e culpabilizado unicamente a greve às assistências que está em curso”, sublinham.

O SNPVAC adverte também para o erro de planeamento e do incumprimento da deliberação do Tribunal Arbitral, na decisão da Administração em ter atribuído férias em junho, julho e agosto, aos tripulantes de cabine contratados para os 4 meses de Verão”, algo que consideram ter contribuído para este cancelamento, bem como para outros nos dois meses anteriores.