Savoy Palace integrará um boutique hotel no seu interior

Num encontro com a imprensa, Ricardo Farinha, administrador comercial da Savoy Signature, falou sobre os novos projetos para 2023, que representarão 4,5 milhões de euros em investimento, mais dois milhões investidos num “plano comercial ambicioso”.

O maior destaque será o “projeto star” que será a integração de um boutique hotel dentro do Savoy Palace, que contará com 40 quartos e é aquilo que o responsável descreve como “um novo conceito de luxo”. O 16º piso do edifício passará a servir exclusivamente esta unidade, que se junta às cinco já existentes da marca na ilha da Madeira. A novidade terá uma “entrada exclusiva e mais discreta” do que a principal do Savoy Palace e será servida de um lobby e elevador também próprios para este novo serviço premium.

Neste novo projeto serão necessários 80 a 100 colaboradores, além de que a média de preço para o cliente passará a ser mais do dobro (80% a 100%), sendo que na época baixa rondará os 600 euros. Só esta modificação no Savoy Palace para criar um boutique hotel no seu interior representa dois milhões de euros de investimento e deverá ser oficialmente lançada no quarto trimestre de 2023.

Os projetos para 2023

A acrescentar a esta novidade, a Savoy Signature tem pensadas melhorias para as suas outras unidades hoteleiras, como o Saccharum Resort, que ao fim de sete anos quer reposicionar-se no mercado e elevar o nível de serviço. Ricardo Farinha frisou que o foco é o “luxo sustentável” e que serão incluídas cinco suítes com piscina na varanda. Além disso, será feita uma intervenção no restaurante da piscina, um reforço dos quartos premium e uma modificação do mobiliário, com preocupação a nível das matérias-primas usadas. Neste reposicionamento serão investidos outros dois milhões de euros.

No Calheta Beach, um all inclusive para famílias, a intervenção rondará os 500 mil euros e será feita no bar que será transformado em restaurante com direito a um forno de pizzas. Ademais, serão realizadas melhorias das zonas comuns e dos quartos.

Outros dois milhões de euros estão a ser dedicados a um plano comercial, a nível de feiras, de marketing, de relações públicas e de ações nos mercados emissores, num ano em que a marca espera alcançar os 80 milhões de euros em volume de negócios.

2022 foi “o melhor ano de sempre” e um “bom ano para a Madeira”

No ano anterior a Savoy Signature faturou 70 milhões de euros em volume de negócios e o responsável admitiu que só o hotel Savoy Palace representa “quase metade da faturação”, seguido do Saccharum Resort que representa o dobro das restantes unidades hoteleiras (o Next, o Gardens, o Calheta Beach e o Royal Savoy).

Também o salário médio aumentou 16% para os 1300 colaboradores da marca que podem contar com atrativos como seguro de saúde, bolsas de estudo para os filhos, descontos em produtos e serviços regionais, uma política de prémios que complementa a remuneração e a academia Savoy.

Para além disto, a Savoy Signature agora conta com 12% de colaboradores estrangeiros, os quais Ricardo Farinha afirmou que estão “todos legalizados”, que têm “igual política salarial” e os “mesmos benefícios”.

Também está integrado o programa de incentivo à gorjeta nas receitas de comidas e bebidas, dos quais 10% são distribuídos por todos os colaboradores.

“Sim, há projeto de sair da Madeira”

Ao ser questionado sobre a possibilidade da Savoy Signature ir além da ilha da Madeira, Ricardo Farinha falou em “evolução natural da marca” para reiterar o interesse em expandir a operação para Portugal Continental, essencialmente para Lisboa: “Sim, há projeto de sair da Madeira” e “este ano há uma vontade grande, ainda maior que nos outros anos” para dar o salto.  Apesar de ainda não existir uma novidade neste sentido, o diretor da marca garante que está com os olhos no mercado.

E ao falar em mercado, Ricardo Farinha quis ainda deixar assente o crescimento do mercado americano e britânico, mantendo o alemão e depois o português nos tops de mercado das unidades hoteleiras, dados referentes a 2022.

Com ambição para 2023, confirmou ainda que nesta altura tem mais reservas face ao mesmo período no ano anterior e disse que “há mais procura este ano”, essencialmente por reserva direta. Com olhos na evolução, Ricardo Farinha enfatizou a referência da marca: “assinamos histórias”.

Por redação Ambitur, na Madeira, a convite da Savoy Signature.