Sazonalidade e baixos rendimentos dos profissionais são prioridades da nova Estratégia para o Turismo 2027

O governo acaba de anunciar que o debate nacional para o delinear da nova estratégia para o Turismo 2017, que passa a ser intitulada ET 2027, terá inicio no próximo dia 24 de maio, em Tomar, com a Conferência Estratégia para o Turismo 2027 (ET 27).

Segundo o comunicado, o evento reflete a lógica de construção da ET 27 que se quer plural e participada. Os dois painéis desta Conferência, que conta com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, da Secretária de Estado de Turismo, Ana Mendes Godinho e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, pretendem evidenciar perspetivas distintas e diferenciadoras sobre o Turismo. Integram oradores provenientes de contextos diversos que contribuirão com as suas ideias e experiências, para o debate sobre o futuro do turismo. 10 Laboratórios Estratégicos de Turismo (LET) vão ser operacionalizados até setembro e em todo o país, na formulação de respostas a pelo menos 10 desafios identificados pelo Governo, entre os quais estão a sazonalidade, as assimetrias regionais e os baixos rendimentos dos profissionais do turismo. A consulta pública envolverá empresas, instituições e Regiões e levará à construção da Estratégia Turismo 2027 (ET 27).

O debate irá decorrer até ao final do ano e vai agregar não apenas a visão de empresas, instituições e autoridades regionais, mas também reunir os contributos de campos transversais e decisivos para o turismo, como a cultura e a animação.

A ET 27 visa dar sentido estratégico às opções de investimento, promover a integração das políticas setoriais e assegurar uma estabilidade nas políticas públicas do turismo até 2027.

Entre os convidados a intervir no painel “O turismo nos próximos 10 anos” estão ainda Luís Veiga, AHP (Associação da Hotelaria de Portugal), António Marques Vidal, APECATE (Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos), José Manuel Esteves, AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), Pedro Costa Ferreira, APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) e Desidério Silva, ANT (Associação Nacional de Turismo).

Nesta ocasião será ainda disponibilizado o documento ET 27 para discussão pública.