Sea Life Porto alia-se à Surfrider Foundation

A época balnear tem também o seu lado negativo. A poluição intensifica-se e o lixo transforma-se em armadilhas que provocam a lesão e morte de milhares de espécies marinhas. Por esta razão, o Sea Life Porto alia-se à representação local no Porto, da organização internacional Surfrider Foundation e à escola de Surf FlowerPower Surf School, para uma campanha de sensibilização da limpeza das praias.

O destaque vai para a exposição inédita de imagens de campanhas de sensibilização internacionais da Surfrider Foundation, que estará em exibição no Sea Life Porto de 26 de agosto a 15 de setembro. As imagens denunciam a poluição dos mares e as suas consequências, recriando cenários impactantes.

Segundo o representante da Surfrider Foundation no Porto, “A organização foi criada por um grupo de surfistas da Califórnia e conta atualmente com mais de 250.000 apoiantes em todo o mundo. Enquanto apaixonados pelo mar e pelas praias, queremos ter um papel ativo na proteção e limpeza das praias e sensibilizar a comunidade, não apenas a não poluir, como a contribuir para a limpeza das praias, impedindo que o lixo chegue aos oceanos.”

Esta iniciativa insere-se no âmbito da política de conservação dos oceanos do Sea Life Porto. Segundo Ana Ferreira, bióloga da instituição,“Uma investigação realizada por um instituto independente de investigação marinha concluiu que as amostras de água do mar continham seis vezes mais plástico do que plâncton.”

A exposição insere-se num conjunto de outras iniciativas, entre as quais passatempos no Facebook do Sea Life Porto, com oferta de prémios Sea Life Porto e batismos de surf na FlowerPower Surf School. No dia 15 de setembro, será promovida uma ação de limpeza de praia do Portoaberta a todos os interessados em contribuir para a preservação das praias e oceanos.