Seatrade Cruise Med 2018: O maior evento de cruzeiros e turismo náutico do Mediterrâneo

O Porto de Lisboa recebe nos dias 19 e 20 de setembro o Seatrade Cruise Med 2018, o maior evento de cruzeiros e turismo náutico do Mediterrâneo. A Ambitur falou com os responsáveis da Administração do Porto de Lisboa (APL), para saber o que significa receber um evento desta magnitude.

O Porto de Lisboa venceu o imponente adversário Porto de Málaga, em Espanha, na corrida para anfitrião do Seatrade Cruise Med 2018, contando para isso com o total apoio do Ministério do Mar.

O Seatrade Cruise Med foca-se no segundo maior destino de cruzeiros do mundo, o Mediterrâneo e os seus mares adjacentes, e acolhe mais de 3.500 participantes e mais de 200 expositores de todo o mundo, entre operadores de navios de cruzeiro, estaleiros navais, empresas de produtos e serviços, organismos de turismo e os destinos, que assim participam numa exposição, conferências e num programa de networking onde serão abordados os aspetos mais relevantes da indústria de cruzeiros.

Ana Lourenço, da Divisão de Turismo Marítimo do Porto de Lisboa, frisa que: “O novo terminal e o aumento da atividade de cruzeiros na capital não poderia deixar a APL indiferente a um evento desta dimensão, pela sua relevância para Lisboa mas principalmente para Portugal e para a Economia do Mar.”

“A participação no evento terá um impacto direto significativo na indústria hoteleira, na restauração e nos restantes serviços”, acrescenta a responsável, considerando o setor dos cruzeiros como estratégico para o país.

Além do Seatrade Cruise Med 2018, Portugal irá receber, entre setembro e outubro, outros quatro eventos internacionais dedicados ao Mar: Portugal Shipping Week 2018, Oceans Meeting, Oceans Business 2018 e BioMarine Business Convention 2018.

O potencial dos cruzeiros em Lisboa
Um dos momentos-chave do Seatrade é uma visita ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa, inaugurado no final de 2017, um investimento que ronda os 22 milhões de euros. “A nova gare de passageiros é já uma marca arquitetónica da cidade”, garante Ana Lourenço.

Ao acolher o evento, a APL espera reforçar o posicionamento daquele que, o ano passado, foi considerado pela terceira vez o “Melhor Porto de Cruzeiros da Europa”, enquanto a capital portuguesa foi vista como o “Melhor Destino de Cruzeiros da Europa”, segundo os World Travel Awards.

As previsões da Administração do Porto de Lisboa apontam que 2018 pode vir a revelar-se o melhor ano de sempre para o setor dos cruzeiros na capital. Ana Lourenço reflete o potencial que Lisboa apresenta, nomeadamente, no segmento turnaround com “a sua localização no cruzamento das principais rotas” e “as boas ligações aéreas existentes que constituem uma exigência crucial para um porto que pretende desenvolver o turnaround”.

*Este artigo foi publicado na edição 314 da Ambitur.