Sector do Turismo não está a aproveitar mais valias da tecnologia móvel

Apesar de ter sido uma das primeiras indústrias na qual o comércio digital teve mais impacto, as empresas do sector do turismo têm acompanhado de forma muito lenta as oportunidades oferecidas pela tecnologia móvel, informa o &Travel Goes Mobile&, um relatório da consultora The Boston Consulting Group (BCG), elaborado em conjunto com o Facebook. De acordo com a investigação, actualmente, 95% das pessoas que viajam, utilizam ferramentas digitais ao longo do seu percurso. O cliente médio visita ou utiliza uma combinação de 19 sites e aplicações para o telemóvel durante uma viagem e muitos utilizam ainda ferramentas web para partilhar a sua experiência durante a viagem. Para José Ferreira, Líder de Projecto da BCG responsável pela área de IT, esta realidade é uma oportunidade gigante para as empresas do sector do turismo: &estas empresas devem estabelecer uma relação com os consumidores – especialmente os mais importantes – através da oferta de experiências e serviços verdadeiramente personalizados.& Uma vez que as aplicações geram informação relacionada com a utilização, a pesquisa, o tempo de utilização, a localização geográfica, o perfil de consumo, as preferências, os amigos e muito outro tipo de informação, &quanto mais as empresas associadas ao sector do turismo envolverem os seus consumidores através de dispositivos móveis, maior será o acesso a informação da qual podem recorrer para personalizar mensagens e a própria experiência do cliente com a aplicação. É uma dupla vantagem: para o consumidor e para as empresas&, salienta José Ferreira. A maioria das empresas do setor do turismo converteram menos de 20% dos consumidores em computadores para utilização em mobile-app, e nenhuma aplicação do sector foi capaz de se diferenciar como o recurso indispensável em mais de 2% dos smartphones. &Esta informação também pode ser utilizada para segmentar os melhores clientes da empresa através da análise da frequência de utilização e do perfil de consumo, entre outros critérios que incluem a localização, o período do dia e a classe social&, conclui o responsável.