Segmento do turismo romântico continua em força no mercado brasileiro

Seja pelas paisagens verdejantes, praias de areia branca, clima solarengo ou simplesmente pelo “jeito” da cultura brasileira, as viagens de Lua-de-Mel representam já uma quota de 17% da procura total pelos destinos do Brasil. Os operadores garantem, contudo, que a procura é agora propulsionada por pontos de atração menos tradicionais, tais como os clubes de praia e os hotéis boutique. Canoa Quebrada, Trancoso, Ilha Grande e Ilhabela posicionam-se como os favoritos.

Canoa Quebrada - Aracati. Ceará. Crédito para Divulgação-EmbraturCanoa Quebrada (CE)
Conhecida por muitos pela lua e estrela esculpidas numa das falésias, é um destino de referência para a aventura e os desportos, tais como os passeios de buggy ou de jangada, ou aulas de kitesurf.
Começou a atrair turistas na década de 1970, quando era ainda apenas uma vila de pescadores. Hoje, é procurada também pela dinâmica vida noturna, que vai desde festas em bares até de madrugada a calmos luaus na praia.
A 13 km de Canoa, o visitante poderá encontrar a sede do município de Aracati, composto por casas de arquitetura típica portuguesa, sendo que algumas preservam até os azulejos originais do século XVIII.

 

TrancosoTrancoso (BA)
Situado no município de Porto Seguro, alberga cerca de seis mil habitantes. Inclui a antiga aldeia jesuíta de São Batista dos Índios, fundada em 1586 e redescoberta na década de 1970, mantendo parte da sua arquitetura original. O litoral selvagem de Trancoso é o grande chamariz da região, composto por praias calmas e inexploradas.
O centro histórico da região, também conhecido como “Quadrado” é caracterizado pela arquitetura típica da época colonial jesuíta. Quanto à gastronomia, a culinária de Trancoso adere ao tempero baiano e combina a gastronomia indígena com a influência portuguesa e ingredientes africanos, introduzidos pelos escravos.
É também em Trancoso que existem diversos clubes de praia, um novo conceito de estabelecimento inspirado nos modelos europeus, apontados a um público informado, que procura um ambiente de exclusividade e raridades gastronómicas.
Este tipo de procura tem vindo a crescer em Trancoso. De acordo com o estudo The Future of Luxury Travel, realizado pelo International Luxury Travel Market (ILTM), Trancoso está no top três dos destinos emergentes neste segmento.

 

Ilha Grande- Vila do Aventureiro. Crédito para Alice Watson-Embratur (1)Ilha Grande (RJ)
Localizada na região sul do Rio de Janeiro, exibe mais de uma centena de praias de água azul-esverdeada, muitas delas ainda inexploradas. A observação e convivência com a natureza é o mote deste destino, sendo que as atividades oferecidas incluem passeios de barco e mergulho a grutas.
Ainda este ano, a Ilha Grande foi considerada parte do terceiro arquipélago mais belo da América do Sul pelo Traveller’s Choice, e a praia de Lopes Mendes, considerada a terceira melhor praia da América do Sul.

 

Ilhabela. Crédito para Divulgação-Embratur (7)Ilhabela (SP)
Situa-se no litoral norte do estado de São Paulo e é o único município-arquipélago marinho do país. É conhecida pela sua geografia montanhosa e pela paisagem deslumbrante que dela resulta. A cidade apresenta duas facetas distintas: a voltada para o continente, que compreende a área urbanizada, e a voltada para o Oceano Atlântico, menos habitada e que atrai os surfistas devido à intensidade de suas ondas.
Além disto, o passado histórico da região, que abrange 14 pontos de interesse arqueológico pré-colonial, é outro dos motivos de atração turística. Outro elemento singular da Ilhabela são as comunidades caiçaras, que vivem de forma isolada em áreas voltadas para o alto mar, sobrevivendo da pesca e do artesanato e mantendo grande parte das tradições dos seus antepassados.