Seixal – Uma terra com um mar de oportunidades

Seixal – Uma terra com um mar de oportunidades

O Seixal é um concelho jovem e dinâmico, que tem vindo a crescer e a desenvolver-se, atraindo cada vez mais visitantes, moradores ou potenciais investidores que reconhecem a qualidade de vida neste território.

Há alguns anos, poucos falariam no Seixal como um destino turístico de eleição e hoje são muitos os projetos em desenvolvimento e cada vez mais os que procuram a região. Fruto do trabalho de promoção que a Câmara Municipal do Seixal tem vindo a desenvolver, em Portugal e no estrangeiro, o número de turistas e daqueles que escolhem o concelho para viver aumenta consideravelmente de ano para ano.

A Baía do Seixal, com quase 500 hectares, é o recurso natural mais valioso do concelho e um dos maiores polos de atração, pelo que a autarquia está a potenciar novos produtos turísticos na sua envolvente. São exemplos o Hotel Mundet, cuja construção já se iniciou, o Porto de Recreio e Hotel do Seixal, o Eco Resort do Seixal na restinga da Ponta dos Corvos ou o Hotel e Porto de Recreio de Amora.

A oferta é muita e diversificada. Os núcleos do Ecomuseu Municipal permitem conhecer o património do concelho, bem como a sua história, com destaque para o Núcleo Naval, o Moinho de Maré de Corroios, para as exposições da Mundet, para a Quinta da Fidalga, a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro e para as duas embarcações tradicionais do estuário do Tejo, onde a bordo é possível passear pela Baía do Seixal e conhecer a sua fauna e flora, bem como o património que se encontra ao longo das margens. O Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal é também um espaço de visita obrigatória, pois permite percorrer a evolução desta arte, e ver em funcionamento uma réplica da prensa de Gutenberg. Aconselha-se ainda uma visita ao Parque Urbano do Seixal, a partir de onde se pode apreciar a beleza da Baía do Seixal e desfrutar da vista única para Lisboa.

A gastronomia é também hoje um dos motivos que leva cada vez mais pessoas a visitarem o concelho. Muito variada e diversificada, apresenta iguarias dos quatro cantos do mundo, fazendo as delícias de quem passa pelo Seixal.

Ao longo de todo o ano, o concelho proporciona também programas regulares de atividades culturais e desportivas para todos. Pelos equipamentos culturais passam várias referências da cultura portuguesa e internacional, privilegiando assim os munícipes que não precisam sair do concelho para ter acesso a bons espetáculos, como acontece com o SeixalJazz, o Festival de Teatro ou a Aldeia Natal do Seixal, entre tantos outros exemplos.

Publicado na edição 326 da Ambitur.