Selo Clean & Safe prestes a ser reforçado para continuar a garantir um turismo seguro

O Turismo de Portugal deverá em breve dar a conhecer a nova “versão” do Selo Clean & Safe, lançado em 2020 com o início da pandemia da Covid-19 e cuja validade terminará em finais deste mês de abril. Isso mesmo explicou Leonor Picão, diretora coordenadora da Valorização da Oferta do Turismo de Portugal, num webinar promovido pela Visit Braga, dedicado ao tema do Turismo Seguro.

“Em breve lançaremos uma continuidade deste projeto Clean & Safe de uma forma reforçada, adaptada à atual fase de pandemia, continuando a manter-se uma ferramenta muito ágil, acessível, gratuita, de implementação fácil e pedagógica, com o acompanhamento do Turismo de Portugal e de todas as associações e entidades competentes, garantindo que o setor do turismo está em condições de garantir uma retoma da atividade de uma forma segura”, afirmou a responsável.

Leonor Picão garante que este reforço do selo não será “mais exigente” para as empresas, pois “a intenção não é essa”, e garante que “as empresas estão preparadas”. “Há sim uma robustez científica”, frisa.

Mas há novidades. A começar desde logo pelo formulário, com alguma afinação de conteúdos, na sequência do conhecimento que evoluiu bastante ao longo destes meses. Ou seja, a responsável do Turismo de Portugal admite haver “algumas chamadas de atenção” mas não “maiores dificuldades” para as empresas aderirem, até porque “o que pretendemos é chegar ao maior número possível de empresas e continuar a ajudar”.

Tal como estava previsto desde o início, tem havido um plano de auditorias “muito intenso”, esclarece Leonor Picão, sendo que, no final do mês de janeiro, já tinham sido ultrapassadas as mil auditorias realizadas. E, até à data, foram retirados um total de 280 selos. “Este é um instrumento ágil e fácil, mas sério e rigoroso”, alerta a responsável, explicando que o objetivo não é que as empresas adiram só por aderir mas que cumpram as medidas exigidas.

Ao longo deste trabalho de auditoria, o Turismo de Portugal identificou que a elaboração de um Plano de Contingência era algo que muitas empresas, sobretudo as de menor dimensão, consideravam mais difícil. Por isso mesmo, a Plataforma Clean & Safe passará a disponibilizar agora minutas de planos de contingência para ajudar as empresas a implementar todos os requisitos. Além disso, serão também disponibilizados guias de implementação elaborados em conjunto com a Medical School, e validados pela DGS, para todos os subsetores do turismo, que permitem funcionar como uma “ajuda pedagógica”, sendo que todos os requisitos terão uma fundamentação.

Por outro lado, Leonor Picão lembra que no terreno e nas auditorias já realizadas observaram-se “exemplos fantásticos de muito boas práticas”. Por isso, o Turismo de Portugal está a fazer uma sistematização de todas as boas práticas encontradas no sentido de as disponibilizar também na plataforma, para que possam ser partilhadas. “Não há nada como nos inspirarmos nos bons exemplos”, diz.

“Esta renovação do selo vem cheia de novidades naquilo que é continuar a ajudar cada vez mais as empresas com ideias inovadoras de implementação, com ferramentas, com uma análise do grau de satisfação do cliente/ turista quando está num espaço Clean & Safe”, sublinha a responsável.

Outra novidade é o facto de o Turismo de Portugal estar a trabalhar com a União Europeia e a ISO a nível internacional, partindo do princípio de que o Selo Clean & Safe “foi considerado um bom exemplo e foi a base de trabalho para um selo que estará, a muito curto prazo, disponível como um Selo da União Europeia”, avança Leonor Picão. E afirma que os aderentes do selo português serão, automaticamente, aderentes do Selo Covid-19 Safe da UE, “o que faz escalar para um nível internacional este grau de confiança que queremos transmitir”, garante.