Sertã: Um concelho com muito por descobrir…

Sertã: Um concelho com muito por descobrir…

O Concelho da Sertã situa-se na região Centro de Portugal, distrito de Castelo Branco e é berço de homens tão notáveis como D. Nuno Álvares Pereira, Gonçalo Rodrigues Caldeira ou Padre Manuel Antunes. Possui uma localização central e uma proximidade aos principais eixos rodoviários como o IC8 (que dá acesso às A23, A13 e A1), a EN238 e a mítica EN2.

É um concelho com muito por descobrir, desde as pontes filipinas, Castelo da Sertã, Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim, Monte da Senhora da Confiança e Moinho das Freiras, às Estações de Arte Rupestre da Fechadura e da Lajeira.

Faz parte da primeira estância de Wakeboard do mundo, possuindo um dos cinco cable parks da região do Médio Tejo: o Cable Park do Trízio. As condições excecionais da albufeira de Castelo do Bode tornam o Rio Zêzere um local de excelência para passeios náuticos e para a prática de diversos desportos. O território do Concelho da Sertã é propício para a prática de outros desportos como passeios TT, BTT, percursos pedestres e geocaching.

De uma raridade preciosa é a gastronomia deste Concelho. As iguarias mais conhecidas são o maranho (protagonista de um festival anual), o bucho recheado e os cartuchos de amêndoa, entre outros pratos deliciosos. Por tudo isto, o Concelho da Sertã continua a ser um local mágico, de paixão, repleto de histórias, de lendas e de sonho

Este artigo foi publicado na edição 313 da Ambitur.