A Consultia Business Travel, empresa que atua no mercado da gestão integral de viagens de negócios, identificou as atuais prioridades dos passageiros durante as suas viagens corporativas. As preocupações com o meio ambiente, autonomia, flexibilidade e propostas personalizadas são tendências que ganham maior presença nas empresas.
Com a implementação do trabalho em formato híbrido nas organizações foi atribuída uma maior autonomia aos colaboradores e os que viajam necessitam agora de um serviço personalizado, flexibilidade e autonomia na gestão das suas viagens.
O último relatório da Global Business Travel Association prevê que este ano 75% das empresas vão viajar mais, em comparação ao ano passado, e que os passageiros exigem uma melhor experiência durante a viagem onde a flexibilidade, personalização e segurança são as principais preocupações. Como resultado, os viajantes procuram tranquilidade e confiança na reserva e planeamento das viagens.
Com a chegada da Geração Z e dos Millennials, motivadas pela tecnologia e pelo forte compromisso com o meio ambiente e com a intenção de tornar as organizações cada vez mais conscientes do impacto zero, a sustentabilidade e a implementação de políticas ambientais são cada vez mais comuns, o que se reflete no aumento da duração das viagens de negócios e na organização de forma a cumprirem vários objetivos na mesma viagem. As organizações assumem, assim, cada vez mais uma postura e consciência sustentável, através da procura de eficiência de forma a rentabilizar as viagens de avião, refletindo-se no aumento na duração das viagens de negócios e, assim, os viajantes têm a oportunidade de permanecer num destino por um período mais longo.
Este alargamento do período de viagem dá a oportunidade de os passageiros realizarem viagens Bleisure, isto é, viagens mistas que combinam lazer com negócios ao proporcionar vantagens aos colaboradores da empresa e, assim, promover a retenção de talento.
Cada passageiro é diferente com objetivos e intenções diferenciadas e para conseguir alcançar uma experiência de viagem confortável de acordo com as suas preferências, exigem uma maior variedade de alternativas personalizadas que se adaptem a cada passageiro, de forma que este possa selecionar e eleger viagens de acordo com os seus gostos. Através da digitalização é possível oferecer ferramentas para que os viajantes não se sintam limitados.
Para aumentar o volume de negócio, as empresas devem responder às necessidades dos colaboradores de forma a que estes se sintam valorizados e empenhados em viajar. Para isso, devem ajustar os critérios da empresa, implementando sistemas que se adaptem aos critérios organizacionais e que forneçam aos passageiros ferramentas para personalizar a experiência de viagem e planear viagens polivalentes e sustentáveis.