SET anuncia equipa especializada para captação de eventos e congressos no Congresso da APECATE

Nos passados dias 29 e 30 de janeiro realizou-se, no Montebelo Ílhavo Hotel, o 4º Congresso da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, no qual a atual secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, fez questão de marcar presença com duas novidades. Em primeiro lugar, a responsável anunciou a organização de uma equipa especializada para a captação de eventos e congressos, e declarou ainda a intenção do Governo de criar um novo pacote de fiscalidade para o setor turístico em 2017.
Segundo a organização do congresso, foram “dois dias de trabalho intenso e muito participado”, com oradores nacionais e internacionais.
No conjunto dos painéis estiveram em debate: as condições e exigências da internacionalização das empresas; o difícil desafio do ordenamento quando o crescimento da oferta e da procura turística torna complexa a missão de compatibilizar os territórios com os seus novos utilizadores e os seus habitantes; as novas ferramentas da promoção e da captação de negócios num mundo de feroz competição, comandado pelo volátil interesse de consumidores que vêem, ouvem e lêem as propostas dos empresários onde, quando e durante o tempo em que estes são capazes de lhes prender a atenção; os meios de financiamento disponíveis, os seus diferentes objetivos mas, também, os seus desajustes, problemas e atrasos; o posicionamento de Portugal no mundo do Turismo de Aventura e a importância das políticas sustentáveis no desenvolvimento deste setor; e, finalmente, a coisa árdua da fiscalidade, transformada em sessão de esclarecimento que se revelou curta para as muitas dúvidas apresentadas, refere a APECATE, em comunicado.

Novos corpos sociais
Foi na manhã do dia 29 de janeiro, em Ílhavo, que a APECATE aproveitou para eleger os novos Corpos Sociais para o triénio de 2016-2018. António Marques Vidal (Margens) é o novo Presidente da Direção que integra, como vice-Presidentes, Ana Fernandes (Bridge, Events and Entertainment) e José Saleiro (Vertente Natural) e, como vogais, Catarina Valença (Spira) e Paulo Lopes (Portugal Green Walks). Como presidentes e vicepresidentes das duas secções especializadas da associação, foram eleitos, respetivamente, Nuno Avelar de Sousa (Sniper Parque Aventura) e Cláudia Caetano (Equinócio – Cultura de Acção) para a Secção de Animação Turística; e Vasco Noronha (Factor Chave – Design, Comunicação e Imagem) e Nuno Ribeiro (High Sun Tourism Experiences) para a Secção de Congressos e Eventos.
A presidência da Mesa da Assembleia Geral foi entregue a Ana Barbosa (Turaventur), a vice-presidência a Paula Cordeiro (Ad Médic), mantendo-se como secretário Aquino Gamboa (Promóbidos). Luísa Ahrens Teixeira passou a presidir ao Conselho Fiscal, tendo como vogais Concepción Roncon (CI Congressos) e Nuno Morte (Rustitur).