Sete cidades pré-selecionadas para o título de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2023

A Comissão Europeia já anunciou as cidades pré-selecionadas para o prémio de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2023. Apresentadas por ordem alfabética, as cidades finalistas selecionadas entre 29 candidatas de 13 países são Aarhus (Dinamarca), Gijón (Espanha), Pafos (Chipre), Porto (Portugal), San Sebastián (Espanha), Seville (Espanha), Zagreb (Croácia).

É possível encontrar aqui o resumo do perfil de cada cidade pré-selecionada.

O concurso esteve aberto a cidades da UE e de países terceiros que participam no Programa COSME. As candidaturas foram avaliadas por um rigoroso painel de peritos independentes. Os candidatos com a pontuação geral mais elevada em todas as categorias passaram à fase seguinte.

Na etapa seguinte, as cidades pré-selecionadas serão convidadas a apresentar as suas candidaturas perante um júri europeu, que selecionará as Capitais Europeias de Turismo Inteligente 2023. Juntamente com o título de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2023, as cidades vencedoras receberão apoio ao nível da comunicação e da imagem de marca ao longo de 2023. Inclui-se um vídeo promocional, uma escultura em formato de hashtag especialmente projetada para exibição na cidade e ações promocionais concebidas para aumentar a visibilidade a nível mundial e da UE, bem como para aumentar o número de visitantes.

Desde 2018, o concurso proporcionou uma plataforma para expor histórias de sucesso e práticas de destaque. Os vencedores das edições anteriores, Helsínquia e Lyon (2019), Málaga e Gotemburgo (2020), Valência e Bordéus (2022), são modelos a seguir para o turismo inteligente na Europa e estão internacionalmente classificadas nos primeiros lugares ao nível da sustentabilidade, inovação, qualidade de vida e integração de práticas inteligentes.

Sobre a iniciativa

A Capital Europeia de Turismo Inteligente é uma iniciativa da UE, atualmente financiada ao abrigo do Programa COSME, que visa promover o turismo inteligente na UE ao premiar cidades pelas suas abordagens pioneiras ao turismo inteligente em termos de acessibilidade, digitalização, sustentabilidade, património cultural e criatividade. Com base na experiência bem-sucedida de uma ação preparatória proposta pelo Parlamento Europeu, a iniciativa visa promover o desenvolvimento turístico inovador, sustentável e inclusivo, bem como divulgar e facilitar o intercâmbio de boas práticas.

É possível encontrar práticas de turismo inteligente na Europa, implementadas pelos candidatos do concurso de 2022, no relatório «Leading Examples of Smart Tourism Practices in Europe». Do mesmo modo, os delegados das Capitais Europeias de Turismo Inteligente vencedoras do concurso, as cidades pré-selecionadas e os representantes da Comissão da UE debatem, na série de podcasts Turismo Inteligente da UE, a função do concurso Capital Europeia de Turismo Inteligente na promoção da inovação do turismo inteligente e analisam as práticas de turismo inteligente que estão a moldar o futuro na Europa.