Setor termal já pode adquirir selo “Clean & Safe”

Setor termal já pode adquirir selo “Clean & Safe”

Categoria Advisor, Associativismo

O Selo “Clean & Safe” está disponível, a partir desta segunda-feira, dia 29 de junho, para as empresas e outras entidades concessionárias ou titulares de termas.

De acordo com o comunicado enviado pelo Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, presidiu, à Cerimónia de assinatura do protocolo de atribuição destes selos em São Pedro do Sul, onde destacou a “importância das termas para a valorização da oferta turística nacional”, recordando que, no ano passado, o “crescimento deste setor atingiu os 15%. Em Portugal, existem, atualmente, 46 termas ativas”.

Rita Marques sublinhou que “o nível de adesão ao Selo é demonstrativo do reconhecimento da sua importância em gerar confiança nos turistas, como é evidente face aos mais de 17.000 aderentes, em apenas 2 meses. Acreditamos que o alargamento às termas, setor em que Portugal se destaca, será um importante fator de confiança que contribuirá para a atração de turistas nacionais e internacionais”.

O Selo “Clean & Safe” para as Termas de Portugal foi criado pelo Turismo de Portugal em parceria com a Associação das Termas de Portugal (ATP).

De acordo com a Agência Lusa, também o presidente da Associação das Termas de Portugal, Vítor Leal, destacou que o setor termal está a passar por um “momento particularmente difícil”, recordando que “no ano passado, tivemos um crescimento na ordem dos 15%. Em fevereiro, tivemos um crescimento na ordem de 20% e todos os dados que tínhamos eram de um crescimento na ordem dos dois dígitos”. No entanto, neste momento, registam-se “quedas de faturação de 80% e uma queda do número de aquistas de 80%”, lamentou.

Governo confia que turismo retomará “rota de crescimento” em breve

Na ocasião, a secretária de Estado do Turismo mostrou-se ainda confiante de que o setor retomará “a rota de crescimento” brevemente e garantiu que os seus profissionais estão prontos para acolher os turistas que procurem Portugal, pode ler-se no site da Agência Lusa. “Estamos prontos, estamos abertos e estamos com uma garra desgraçada”, afirmou Rita Marques, considerando ser importante passar uma “mensagem de esperança, de otimismo”, porque os últimos meses “têm sido difíceis”. Além disso, “é importante, nós todos, profissionais do setor do turismo, passarmos esta mensagem positiva, assertiva, clara, de que estamos prontos, estamos abertos e estamos confiantes de que muito em breve vamos retomar a rota de crescimento”, frisou.

Foto: Termas do Centro