Setor turístico da Madeira “está a recuperar bem”, diz o Governo Regional

O presidente do Governo da Madeira afirmou hoje que o principal setor económico regional, o turismo, “está a recuperar bem” da crise provocada pela pandemia de covid-19, com 90% dos hotéis em funcionamento e “bons índices de ocupação”. “Tivemos um setor muito afetado, o turismo. O efeito da crise foi assimétrico, mas o setor está a recuperar bem e todas as atividades anexas”, disse Miguel Albuquerque aos jornalistas, avança a agência Lusa.

O chefe do executivo madeirense acrescentou que, neste momento, a região tem “cerca de 90% dos hotéis já em funcionamento” e os que ainda estão encerrados é devido a obras de recuperação que estão a ser concluídas. Mas assegurou que “os índices de ocupação são muito bons” no setor hoteleiro da região.

“Este mês de setembro está a ser um ótimo mês. Já agosto e julho”, argumentou, mencionando que o feriado do 05 de outubro provocou “grandes índices de ocupação” nas ilhas do Porto Santo e da Madeira.

Miguel Albuquerque adiantou que o Governo Regional vai analisar a situação do setor do turismo em outubro e novembro, considerando que “a recuperação está a decorrer”.

Questionado sobre a possibilidade de aligeirar as medidas restritivas em vigor na Madeira, o governante insistiu que a situação vai ser avaliada depois da Festa da Flor, cujo programa decorre de 01 a 24 de outubro, em simultâneo com a Festa do Vinho.

Albuquerque reafirmou que este cartaz “vai ser um ensaio”, informando que as autoridades vão “analisar os efeitos da Festa da Flor em termos de concentração de pessoas”, sobretudo depois do primeiro fim de semana, com a realização do cortejo alegórico que “vai juntar muita gente”. “E precisamos de alguns dias para fazer a apreciação do que se vai passar e depois disso então tomaremos as medidas”, enfatizou.