Setúbal: Uma escolha lógica

Setúbal concilia as exigências de uma cidade moderna com a diversidade de um território que navega harmoniosamente entre o urbano e o rural, deixando-se abraçar pelo Sado e pela Arrábida, os tesouros mais preciosos.

Este enquadramento geográfico tornou lógica a entrada no exclusivo Clube das Mais Belas Baías do Mundo, a que pertencem apenas quatro dezenas de enseadas oceânicas e que, atualmente, tem presidência setubalense.

Com este estatuto, sai reforçado o prestígio das praias de areias finas e águas límpidas e azuis, uma delas, Galapinhos, eleita a melhor da Europa, dotadas de condições ímpares para a prática de desportos náuticos, exponenciada com a recente distinção de Setúbal como Cidade Europeia do Desporto.

Quem visita Setúbal fica apaixonado por uma paisagem de rara beleza, simultaneamente imponente e delicada, repartida por cinco freguesias distintas, ora ribeirinhas, ora interiores, que compõem um quadro de cores alegres.

Com uma orla marítima de excecional riqueza piscícola, a identidade gastronómica da região afirma-se nas receitas de peixe, de que merecem especial referência a caldeirada, a feijoada de choco, a espetada de tamboril, o choco frito e a sopa do mar.

Isto sem esquecer a variedade de pratos de peixe assado, da sardinha e do carapau ao linguado e ao salmonete, nem a amêijoa, o camarão e a santola, iguarias degustadas em esplanadas solarengas e no cartaz gastronómico que integra o rico calendário anual de eventos.

Na doçaria, as tortas e os esses de Azeitão gozam igualmente de justa fama e do proveito dos prémios alcançados. É também destas paragens um dos mais conceituados queijos portugueses, o queijo de Azeitão.

Na região, são produzidos vinhos de excelência, brancos, tintos e moscatel, que podem ser adquiridos na Casa da Baía – Centro de Promoção Turística, com perto de quatro dezenas de produtores representados. O famoso Licor de Laranja está de regresso e agora até existe um gin que inclui moscatel.

A aposta na criação e na modernização de equipamentos amplifica a oferta cultural e de lazer permanente, o que, a par dos recursos naturais e da requalificação imprimida no concelho, atrai investimento que transforma Setúbal num território de fruição.

[new_royalslider id=”727″]