A Sika concluiu a aquisição do Grupo MBCC após ter recebido todas as aprovações regulatórias necessárias. Com esta transação, a empresa reforça a sua presença em todas as regiões, fortalece a sua gama de produtos e serviços ao longo de todo o ciclo de vida da construção e impulsiona a transformação sustentável da indústria da construção com maior celeridade.
O Grupo MBCC, sediado em Mannheim, Alemanha, e anteriormente detido por uma afiliada da Lone Star Funds, está ativo no campo de sistemas de construção e sistemas de aditivos. Para fechar a transação e cumprir os requisitos regulatórios, a Sika vendeu os ativos de aditivos químicos do Grupo MBCC no Reino Unido, EUA, Canadá, Europa, Austrália e Nova Zelândia à empresa de private equity internacional Cinven. O negócio agora adquirido pela Sika gerou vendas de CHF (francos-suíços) 2,1 mil milhões em 2022, emprega 6.200 pessoas e opera em mais de 60 países com 95 unidades de produção.
O portefólio de produtos sustentáveis da Sika será ainda melhor com as tecnologias inovadoras da MBCC e será oferecida uma ampla e abrangente gama de soluções para possibilitar a transformação sustentável da indústria da construção e ajudar os clientes a reduzir a sua pegada de carbono.
Com esta transação, a empresa fortalece a sua plataforma de crescimento ao ampliar a oferta de produtos e soluções em quatro das cinco tecnologias principais e em sete dos oito mercados-alvo Sika. Os clientes beneficiarão de uma rede de distribuição mais ampla e eficiente em todos os mercados da construção e com isso espera-se gerar sinergias anuais na faixa de CHF 160-180 milhões até 2026. O grupo combinado deverá alcançar vendas superiores a CHF 12 bilhões já em 2023.