Sinta a natureza no Alentejo…

É um amante da natureza e não conhece o Alto Alentejo? Então este é um desafio direcionado a si. Lançado recentemente, o Alentejo Feel Nature é um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo que pretende dar a conhecer 15 dos municípios desta região através de percursos pedestres. Aventure-se pelos trilhos alentejanos, ao mesmo tempo que pode ficar a conhecer o artesanato (desde as rendas de bilros à azulejaria e tecelagem) e a gastronomia alentejana – prove o arroz de cachola de Alpalhão, delicie-se com uma sopa de afogado e à sobremesa arrisque na Tarte Aramenha ou na Boleima, por exemplo.

Localizados, de acordo com Manuela Murteira, coordenadora do projeto, entre algumas outras referência nesta área da região como são a Rota Vicentina, as Aldeias do Xisto e o TransAlqueva, e localizados entre Lisboa e Madrid, os trajetos do Alentejo Feel Nature são ideias para um programa entre amigos ou em família, em qualquer altura do ano. Para além de uma mascote, a Alentejo Feel Nature lançou já também um jogo direcionado aos mais pequenos e que os informa sobre a oferta do Alto Alento que “tem sido um sucesso”. No total, estão já disponíveis 30 percursos pedestres de pequena rota e três percursos pedestres de grande rota que totalizam uma área de 428 quilómetros. Alter do Chão, Castelo de Vide, Nisa, Portalegre e Elvas são apenas alguns dos municípios pelos quais poderá optar por iniciar ou concluiu o seu percurso.

Prepare a sua viagem:

– analise a dificuldade de cada percurso
– estude a sinalização
– tenha em atenção as recomendações de calçado e vestuário e as condições meteorológicas
– leve água e farnel ligeiro, com alimentos ricos em glucose para lhe proporcionar refeições energéticas
– não esqueça a lanterna, os binóculos e um kit de emergência (que deve conter um espelho para fazer sinais, um apito, repelente de insetos e caixa de primeiros socorros)