SiteMinder: As 5 tendências de viagens em 2022

Os desafios que enfrentamos na atualidade não afetam a vontade de viajar e viver novas experiências. Esta é uma das cinco tendências do turismo identificadas no Changing Traveller Report 2022 da SiteMinder, plataforma aberta de comércio hoteleiro, revelando que a vontade de viajar está mais forte do que o receio apresentado pelo aumento da inflação, e que a tendência de “bleisure”- que combina, na mesma viagem, negócios e lazer- não mostra quaisquer sinais de abrandamento.

O relatório inquiriu mais de 8000 viajantes provenientes de 10 países diferentes. Daqui resulta a descoberta de cinco tendências chave de viagens, com o objetivo de informar e inspirar a indústria do turismo e do alojamento:

  1. Macrotendência de viajar: A vontade de viajar é mais forte que a inflação.
  2. A tendência da influência digital: Neste momento os viajantes são os consumidores mais fáceis de conquistar.
  3. A tendência de “bleisure”: Os viajantes trabalhadores querem o hotel do futuro, hoje.
  4. A tendência da confiança: Todos os pontos de contacto digitais importam para o viajante dos dias de hoje.
  5. A tendência de ligação humana: Mesmo com a tecnologia ao seu dispor os viajantes não estão disponíveis a perder o fator humano de uma viagem.

A maioria dos viajantes não esperam ser impedidos de viajar pela inflação, com mais de 60% dos inquiridos a planear viajar internacionalmente nos próximos 12 meses e 85% dos viajantes confortáveis com gastos adicionais em extras durante a sua estadia.

No “novo normal” de viajar, 80% dos viajantes dizem que é importante ter flexibilidade para modificar facilmente a sua viagem ou cancelar livremente a sua reserva. Aquando da reserva online de alojamento, um processo fácil e seguro de reserva e pagamento é a prioridade número 1 dos viajantes.

André Gois, Country Manager da SiteMinder em Portugal, afirma: “O forte retorno das viagens internacionais trouxe um novo tipo de viajante a que os fornecedores de alojamento portugueses devem estar atentos, viajantes com expectativas mais altas em relação às suas experiências de viagem e que muito provavelmente também irão trabalhar durante a viagem Os viajantes estão entusiasmados para explorar o mundo outra vez mas estão a fazê-lo de uma forma diferente do passado, sendo que o nosso último inquérito – o mais extensivo e global do seu tipo- salienta as suas ambições de reservar, viajar, trabalhar, conectar e experienciar o mundo com a maior flexibilidade e segurança possível.”

A pesquisa demonstra a necessidade da indústria hoteleira e turística conseguir equilibrar as várias necessidades dos hóspedes, incluindo a conexão entre negócios e lazer (“bleisure”), e as expectativas mistas à volta de experiências digitais e o benefício das relações humanas.

O relatório revela ainda que:

  • 36% dos viajantes a nível global planeiam trabalhar na sua próxima viagem (27% na Europa);
  • Para 60% daqueles que não irão trabalhar, as “pequenas coisas” (o cheiro do alojamento, a arte/decoração, a música do restaurante,etc.) impactam sempre ou quase sempre se os inquiridos consideram voltar àquela propriedade, sendo que este dado dispara para os 78% entre os viajantes-trabalhadores;
  • Mais de 70% de todos os viajantes visitaria a propriedade no metaverso antes do check-in, se isso fosse possível;
  • 87% apreciaria que o seu fornecedor de alojamento disponibilizasse informação sobre a cultura e história do local onde estão a ficar.