SiteMinder é avaliada em mais de mil milhões de dólares, captando novo capital para impulsionar crescimento global

SiteMinder é avaliada em mais de mil milhões de dólares, captando novo capital para impulsionar crescimento global

Categoria Business, Empresas

A SiteMinder, líder global do mercado em software de aquisição de hóspedes, que em Portugal tem, entre outras, parcerias com o grupo Pestana e com Top Atlântico DMC, concluiu um aumento de capital de investidores internacionais e australianos da mais alta qualidade. O aumento foi liderado por fundos de ações administrados pela BlackRock. Contam-se entre outros investidores, a AustralianSuper; a Ellerston, através do Ellerston JAADE Private Assets Fund; e do Pendal Group. O processo foi finalizado em janeiro de 2020 e avalia a SiteMinder em aproximadamente 1,1 mil milhões de AUD.

O aumento surge na sequência de um ano muito positivo para a SiteMinder, que processou 105 milhões de reservas através da sua plataforma para mais de 35 000 hotéis em todo o mundo. A empresa privada também ultrapassou os 100 milhões AUD em receitas anuais recorrentes—80 por cento das quais é proveniente de mercados internacionais, através tanto de subscrições mensais como de novas fontes de receita transacional.

O capital adicional será usado para impulsionar o crescimento e inovação da SiteMinder, através de estratégias de entrada no mercado e aumento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento liderados por Sydney. A empresa também irá promover a sua expansão internacional e continuar o crescimento dos seus mais de 900 trabalhadores, localizados em seis escritórios em Sydney, Banguecoque, Dallas, Galway, Londres e Manila.

Atualmente, a tecnologia da SiteMinder está disponível em oito línguas e com assistência ao cliente em mais três. Para o CEO da SiteMinder, Sankar Narayan, este é o momento mais oportuno para capitalizar num setor hoteleiro online que cresceu 11% por ano nos últimos 15 anos e que ainda representa menos de 50% de todas as reservas de alojamento.

“À medida que o cenário global para a tecnologia hoteleira se torna cada vez mais fragmentado e permanece praticamente inalterado com a tecnologia de conexão, não poderíamos estar mais entusiasmados com a qualidade dos nossos novos parceiros para consolidar ainda mais a nossa posição como líderes no mercado global, agora e no futuro. Este investimento constituiu um forte apoio para as nossas ambições de crescimento para continuar a construir a maior e mais aberta plataforma de aquisição de hóspedes do mundo para hotéis”, diz Narayan.

Michael Dennis, diretor de Mercado de Capitais da BlackRock na Ásia-Pacífico, diz “vemos os mercados privados australianos a oferecer uma atraente oportunidade de investimento. Estamos entusiasmados com este investimento e esperamos que a SiteMinder cumpra as suas ambições de crescimento e alargue a sua liderança de mercado”.

Mike Ford, presidente e co-fundador da SiteMinder, acrescenta “com as crescentes complexidades on-line juntamente com a crescente escolha dos consumidores, a SiteMinder vem preencher uma lacuna para os hoteleiros de todo o mundo. Estamos muito satisfeitos por termos uma tão grande riqueza de conhecimento e experiência entre os nossos acionistas, para que juntos possamos percorrer o emocionante caminho que temos por diante.”

Os primeiros investidores da SiteMinder, incluindo a Bailador Technology Investments, a Les Szekely da Equity Venture Partners, e a TCV, continuam a ser fortes apoiantes e acionistas da empresa.

“A mudança no comportamento do consumidor está a alterar a estrutura das viagens online”, afirma David Yuan, sócio da TCV e membro do conselho de administração da SiteMinder. “Queríamos encontrar um fornecedor de tecnologia que pudesse promover uma melhor experiência de consumidor e permitir aos hoteleiros se beneficiarem dessa mudança. Procurámos por todo o mundo e encontrámos os melhores—a SiteMinder na Austrália. Ao trabalharmos juntos ao longo dos anos, assistimos à emergência da SiteMinder como uma potência global nessa categoria e como um importante franchise das viagens online.”