SiteMinder: Forte procura no Hemifério Norte com reservas perto dos níveis de 2019

Alguns dos principais destinos turísticos mundiais estão a preparar-se para uma elevada ocupação hoteleira, com os volumes de reservas a aproximarem-se dos 100% dos níveis de 2019 a nível global, refere a SiteMinder.

França e Espanha vivem uma grande dinâmica, historicamente as duas nações mais visitadas do mundo, situando-se a 109% e 117%, respetivamente, dos níveis de 2019, com mais de 50% das reservas feitas nas duas últimas semanas para estadias em junho ou julho. Nos EUA, o terceiro país mais visitado, as reservas andam nos 90% dos níveis de 2019

Em cada um destes casos, a percentagem de turistas internacionais que estão a reservar é superior a qualquer momento dos últimos dois anos, e cidades como Paris, Barcelona e Tampa são as mais populares.

Costa Rica, Irlanda, Itália, México, Países Baixos e Portugal são alguns dos outros destinos do Hemisfério Norte que se destacam pela positiva.

Itália, em tempos o epicentro do surto europeu, aliviou as restrições antes do pico do verão nas últimas semanas, contribuindo para que os volumes de reservas nos hotéis de Roma subam além dos 75% dos níveis de 2019 pela primeira vez desde fevereiro de 2020. E no México os hoteleiros continuam a deparar-se com uma vaga de hóspedes internacionais last minute.

No Hemisfério Sul, a dinâmica também continua a melhorar, com locais como as Fiji, Malásia e Nova Zelândia a passarem por uma procura saudável em maio.

A Malásia, que aliviou as restrições a tempo do Eid al-Fitr no início do Mês, viu o seu turismo doméstico a impulsionar a recuperação do setor do alojamento, com as reservas a chegarem quase a 130% dos níveis de 2019 em alguns momentos do mês. Para a Nova Zelândia, a sua decisão de reabrir o turismo a 60 nações a 1 de maio contribuiu para a dinâmica de reservas que subiu acima da média global, e nas Fiji, uma das boas novidades de 2022, os volumes estão agora a superar os seus níveis respetivos de 2019, com os turistas planearem as suas viagens de julho e Natal.

Na Austrália, as viagens domésticas continuam robustas e as reservas continuam a ser last minute. Perth é a capital de estado mais reservada do país, seguindo-se Adelaide e Hobart, e duas em cada três viagens reservadas nas duas últimas semanas foram para maio e junho.