Em 2018 o Reino Unido ultrapassou a Espanha como principal fonte de entrada de turistas em Portugal

A SiteMinder acaba de revelar à imprensa a lista anual de canais que conseguiram a maior receita total através de reservas de hotéis em Portugal e noutros principais destinos de turismo do mundo em 2018. Desde websites de hotéis até novos canais de reservas terceiros, a diversidade da lista deste ano reflete o aumento das escolhas do consumidor. Este novo panorama, segundo a plataforma, “está a forçar os hotéis a competirem pelo negócio através dos canais de reserva como nunca se assistira até então”.

Por falar em listas, o diretor-geral da SiteMinder, Mike Ford, diz que o aumento da diversidade é igualmente indicativo de um cenário de reservas que explodiu nos últimos anos e que não mostra sinais de abrandamento. De acordo com a Euromonitor International, as vendas on-line dos hotéis a nível mundial ultrapassaram os 264 mil milhões USD (231 mil milhões EUR), o que representa mais de 170% de crescimento na última década, e dos quais 13% ocorreram só no ano passado.

2Este ano, detetámos quase 20 casos de canais de reservas que apareceram pela primeira vez nas nossas listas. Isso significa que, embora as marcas mais populares continuem a dominar, estamos a assistir à emergência de um conjunto mais vasto de agentes. Esta tendência reflete não só o aumento contínuo da lista de opções agora disponíveis para o viajante fazer a sua reserva, como a subsequente necessidade de os hotéis estarem mais presentes nos canais de reservas e de se manterem atualizados sobre os infinitos trajetos de compra atuais”, sublinha Mike Ford.

Com base na receita total bruta dos clientes hoteleiros da SiteMinder em Portugal, os 12 principais canais de reservas em 2018 foram.

  1. Booking.com
  2. Expedia
  3. Hotelbeds (incl. GTA + Tourico)
  4. Websites de hotéis (reservas diretas)
  5. OTS Globe
  6. Abreu Online
  7. Sistemas de distribuição global (GDS)
  8. NT Incoming
  9. Portimar
  10. Traveltool
  11. HRS – Hotel Reservation Service
  12. Jet2holidays

“O número de viagens para Portugal atingiu os 23,2 milhões no ano passado, um aumento de 87% em relação a 10 anos atrás. Este aumento constitui não só uma oportunidade como o seu imenso volume apresenta um desafio aos hotéis: adquirir mais hóspedes entre um grupo de potenciais clientes em mudança”, explica Daniele di Bella, vice-presidente da SiteMinder para a região EMEA.

O diretor refere ainda que “a nossa lista mostra quais os canais que conseguiram o maior volume de vendas totais para a economia hoteleira do país. Nomeadamente, o surgimento pela primeira vez de jet2holidays nas nossas listas vem mostrar o valor dos viajantes do Reino Unido para o mercado hoteleiro português. Na realidade, o Reino Unido ultrapassou Espanha como principal fonte de entradas de turistas”.