SiteMinder: “Somos líderes de mercado em Portugal na tecnologia para hotéis”

“Somos os líderes de mercado consolidados em Portugal no que diz respeito a tecnologia hoteleira, especialmente na área de gestão de canais”. Quem o afirma é Mateus Coelho, diretor geral da SiteMinder para o mercado ibérico que, em declarações à Ambitur.pt, deu conta da forte presença desta plataforma tecnológica cloud no mercado nacional. Aliás, Portugal e Espanha, país do qual também é responsável, representam já 10% da base de clientes de 24 mil hotéis da SiteMinder, “e continuamos a crescer muito depressa”, frisa. Aliás, recentemente, a plataforma foi nomeada para os Prémios de Excelência em Hotelaria da ADHP 2017, o que para o entrevistado “é mais uma confirmação da forte aceitação por parte dos hoteleiros em Portugal, que reconhecem o contributo importante da SiteMinder para os seus negócios”.

Por cá são conhecidas as recentes parcerias com o Grupo Pestana e os SANA Hotels mas Mateus Coelho explica que do Porto a Lisboa, passando pelo Douro, Alentejo ou Algarve, bem como os arquipélagos da Madeira e dos Açores, “praticamente todo o tipo de hotéis usam a nossa tecnologia”. Isso é verdade para as grandes cadeias hoteleiras como também para as unidades mais pequenas e independentes, como é o caso do Ecorkhotel, em Évora. “Os nossos clientes de hotéis independentes aqui incluem unidades de cinco estrelas e de luxo, boutique hotéis, grandes aparthotéis ao lado da praia e muitas mansões rurais localizadas no centro de Portugal”, acrescenta o responsável.

Para a SiteMinder, Portugal é um mercado atrativo onde cada vez mais hotéis estão conscientes da importância da tecnologia para o seu negócio, e de que forma a podem utilizar para criar mais eficiência e visibilidade mundial, que não teriam de outra forma, garante Mateus Coelho. “Embora não possa falar em nome dos nossos clientes, sabemos que para muitos deles, a sua decisão de usar a nossa tecnologia foi motivada pelas suas estratégias internas de aumentarem a sua visibilidade online, racionalizar custos e processos de forma a tornarem-se mais eficientes, e reduzir custos e o tempo de desempenho das tarefas manualmente”, realça.

No fundo, segundo o responsável da SiteMinder, todos partilham um objetivo comum, o de quererem competir com mais eficácia na captação online dos seus hóspedes, e a um custo muito reduzido. E “é esse o papel que desempenhamos”, destaca Mateus Coelho. Até porque, hoje em dia, os hoteleiros são confrontados não só com o desafio de competirem entre si mas também com a Google as gigantes OTAs.

Os hotéis têm assim, ao seu dispôr, uma série de serviços que passam pelo Channel Manager, The BookingButton (motor de reservas), Canvas (criador de websites independentes), Prophet (fixação de tarifas dos quartos) e GDS by SiteMinder.

Recorde-se que no ano que terminou em junho de 2016, a SiteMinder gerou 16 mil milhões de dólares (cerca de 14,8 mil milhões de euros) em receitas e mais de 43 milhões de reservas para os hotéis em Portugal e em todo o mundo.