No final de fevereiro, a Skycop protestou contra o tratamento injusto da Vueling Airlines face aos seus passageiros. A intenção foi “chamar a atenção da empresa e levantar questões que esta estava a tentar ocultar”. Nesse sentido a campanha foi um sucesso, pois a Vueling acabou por “pressionar bastante para que a campanha fosse retirada do ar”. A campanha espanhola foi recebida com “raiva e muita pressão por parte da companhia aérea, e inclusivamente tentativas de limitar a liberdade de expressão”. Apesar disso foi possível manter a campanha no ar, e conseguiu-se perseverar.
Em comunicado enviadao à imprensa, a Skycop revela que a Vueling continua a “desiludir um grande número de clientes, e por esta razão a campanha vai para o ar outra vez”. A missão é tão clara como sempre foi: “continuar a lutar pelos direitos dos passageiros e ir cada vez mais longe na sua defesa”.
Em 2018, 2883 voos desta companhia aérea foram cancelados e 1069 atrasaram-se em mais de 3 horas, afetando assim mais de 592.800 passageiros. Estes são dados globais da Vueling, Portugal incluído. Além disso, de acordo com dados do Guia oficial das Companhias aéreas do OAG, 2019 não parece estar a ser melhor. Nos primeiros dois meses 14.7% do total de 27 292 voos atrasaram – ou seja, um em cada sete voos da Vueling. Os passageiros vêm-se envolvidos numa espécie de lotaria, sempre na esperança de ter “sorte” com o voo para não chegarem a ver os seus planos de viagem arruinados.
“Na Skycop não podemos permitir que a Vueling continue a tratar os seus passageiros desta forma”, comenta Lukas Rasciauskas, CEO da Skycop. “Depois de termos reparado na forma como os passageiros se apoiaram nesta campanha, resolvemos começar a segunda fase da mesma, desta vez online e em Espanha, focada na “lotaria” que os passageiros da Vueling enfrentam quando compram um bilhete”, termina.
De acordo com os dados recolhidos e divulgados pela Skycop, atualmente, a Vueling ainda deve cerca de “224 milhões de euros em indemnização aos seus passageiros”, valores referentes ao ano de 2018.
A Empresa que defende os direitos dos passageiros deixa aqui a mensagem da campanha: “Cara Vueling, valorize os seus passageiros em vez dos destinos”.