Skyna Hotel Lisboa apresenta a nova carta outono/inverno

Foi num ambiente místico, ao som de trovoada improvisada por um dj e acompanhada de fumo, que o Skyna Lisboa Hotel apresentou a sua nova carta outono/inverno do restaurante UQ, da autoria do chef de cozinha Bruno Fradeira.

Desde a nossa chegada ao hotel, fomos sendo surpreendidos com pratos bem diferentes do habitual e, à medida que estes eram colocados na mesa, o chef explicava os principais elementos que os compunham.

entrada1Os pratos estão fortemente marcados com sabores portugueses da região natural do chef, Trás-os-Montes e Alto Douro, que fogem, assim, à “recorrente banalização de pratos inspirados noutros países, como a comida italiana e o sushi tão em voga, caraterísticos de uma boa parte dos restaurantes de hotéis portugueses”, explicou-nos o chef que quer privilegiar a cozinha portuguesa. Cappuccino de cogumelos e trufa de alheira, servidos bem quentinhos, morcela assada com maçã de Alcobaça em três texturas e pó de azeite e cogumelos salteados envoltos em folha de arroz com camarão salteado e ovas de salmão e azeite de ervas são apenas alguns exemplos de entradas desta nova carta e que a Ambitur teve a oportunidade de experimentar.

entrada2A base da carta é, assim, a cozinha tradicional portuguesa, sempre com um toque moderno e com produtos da época, destacando-se os cogumelos, presentes em vários pratos. O veado, o cabrito, os espargos e as castanhas são sabores fortes que caraterizam a nova ementa, que será servida até abril ou maio. Também as carnes de caça chegam ao restaurante, algo que, também, “começa a sair dos pratos esperados num hotel”.

Nos pratos principais, experimentámos o “bacalhau com todos” (lombo de bacalhau com puré de grão, tomate seco, espinafres salteados e pó de azeite) e o lombo de veado sobre grelos salteados, batata recheada com cogumelos e jus de amoras. Já bem saciados, ainda conseguimos degustar a sobremesa escolhida para esta sexta-feira 13 pelo chef: um bolo de queijo da serra, gelado de abóbora e figos, que, para os amantes de queijo, é, sem dúvida, um prato divinal, tal é intenso o sabor a queijo.

Com apenas 25 anos, o chef Bruno Fradeira trabalhou em alguns restaurantes até ser convidado para assumir a chefia da cozinha do Skyna Hotel Lisboa. Natural de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, o chef explicou que “a inspiração para a nova carta foi a região de Trás-os-Montes”. “No outono a região é mais rica nos produtos que oferece e sobressaem as castanhas, os cogumelos e o cabrito, que são os elementos fortes que caraterizam todos os pratos que criei. O paladar mantém-se inalterado e permite ao cliente redescobrir sabores nacionais e tradicionais”, acrescentou o chef Bruno Fradeira que confessou, ainda, que o período da sua infância também lhe serve de inspiração.

A nova carta já está disponível no restaurante UQ, do Skyna Lisboa Hotel, e os preços variam entre os 13 e os 50 euros, com sugestões de menus bem apelativos para todas as carteiras.