A plataforma de viagens Skyscanner acaba de publicar um novo relatório no qual explora as últimas tendências nas viagens mundiais. A análise “Skyscanner Horizons: 2024/5 spending, planning and destination insights” baseia-se em inquéritos a 19 mil consumidores em 16 mercados e dados de pesquisa do Skyscanner.
Entre as principais conclusões, destaca-se que os viajantes procuram experiências coletivas que unam as pessoas, desde eventos desportivos e instalações de arte imersivas até férias de lazer.
No que diz respeito às tendências de gastos, os turistas continuam a priorizar as viagens e aqueles que têm origem no Brasil, Índia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita são os que mais planeiam viajar e gastar.
O relatório aponta que 80% dos viajantes de todo o mundo planeiam viajar mais em 2025 do que em 2024. E 70% planeiam gastar o mesmo em voos no próximo ano do que gastaram este ano. Já no que se refere ao alojamento, 68% dos viajantes planeiam gastar mais ou o mesmo em 2025. E 46% prevê gastar mais ou mesmo em rent-a-cars.
Embora o custo de vida continua a ser uma preocupação, os turistas assinalam uma vontade permanente de melhorar as suas condições de viagens. Isto através de subida das classes, com seleção de lugares (35%), seguos (35%), comida de melhor qualidade (26%), bagagem extra (24%) ou sala VIP no aeroporto (19%).
A nível mundial, no que se refere às principais melhorias no hotel escolhido, o relatório diz que 29% dos turistas estão dispostos a melhorar os quartos e 25% a aumentar a classificação de estrelas do hotel.
Relativamente às tendências de planeamento, o estudo aponta que os viajantes confiam cada vez mais no uso da IA para planearem as suas viagens, mas isto é algo que varia consoante o grupo etário e o mercado. Quase metade (47%) dos viajantes de todo o mundo confiam no uso da IA para ajudar a planear e reservar viagens, e 18% sente-se muito seguro. De facto, os três principais motivos para usar a IA a nível mundial são a pesquisa de destinos (35%), comparação (32%) e criação de itinerários de viagem (30%).
Por outro lado, os viajantes estão abertos a explorar zonas menos turísticas mas a segurança é uma das principais preocupações. 26% dos turistas tem intenções de visitar zonas menos turísticas. E também 26% responderam que o objetivo é ter um impacto positivo nas comunidades que visitam. As preocupações relativas à segurança (50%), compreensão de onde ir (32%) e confiança sobre o que fazer no destino (30%) foram as três grandes razões apontadas pelos inquiridos a nível mundial face a visitar destinos menos conhecidos.
As redes sociais e as recomendações boca-a-boca são as principais fontes de inspiração para viajar. A nível mundial, as redes sociais (48%), as recomendações de conhecidos (44%), os meios de comunicação (35%), os guias de viagem (34%) e o cinema e televisão (33%) são as principais fontes de inspiração para os viajantes.
Relativamente a tendências de destinos, o Skyscanner refere que os principais destinos das regiões da EMEA, América e Ásia Pacífico refletem as preferências regionais dos viajantes, com uma duração média das viagens de uma semana ou menos.