“Só investimos em empresas em que confiamos na gestão e nas suas equipas” para “alcançar planos estratégicos ambiciosos”

A Sommet Education acaba de entrar na Índia através da aquisição de uma participação estratégica na Indian School of Hospitality (ISH) prosseguindo assim o objetivo de oferecer “o melhor da educação a todos os estudantes que desejam um futuro na área de hotelaria”. Isso mesmo explica à Ambitur.pt Benoît-Etienne Domenget, Chief Executive Officer da Sommet Education, que lembra que já em abril deste ano, o grupo que tem hoje uma rede global de instituições de prestígio que inclui escolas de hotelaria de origem suíça (Glion Institute of Higher Education e Les Roches), juntamente com a escola culinária e de pastelaria École Ducasse, comprou uma participação maioritária no grupo Invictus Education Group, principal operador de educação privada sul-africano, acrescentando assim quatro novas escolas à sua carteira.

Com a mais recente aquisição, o ensino da Sommet Education passa a ser oferecido em quatro continentes, em 18 campus universitários, bem como através de plataormas de aprendizagem à distância de última geração. A nível global, as instituições do grupo oferecem programas de licenciatura, pós-graduação e formação técnica a nove mil estudantes de 100 nações.

Benoît-Etienne Domenget esclarece que “a Indian School of Hospitality é uma Instituição espantosa no panorama educacional indiano, com a qual a Sommet Education partilha valores: mentalidade empreendedora e de desenvolvimento, ligação com a Indústria e orientação profissional”. Com esta aquisição, o grupo está a apoiar o desenvolvimento da École Ducasse e da Les Roches na Índia. “Juntos, visamos fortes desenvolvimentos para as duas marcas para uma maior expansão na região, começando com um segundo campus na Índia dentro dos próximos três anos”, avança. E acrescenta que, para a École Ducasse, “estamos a procurar desenvolver uma rede de duas a três escolas de culinária no país nos próximos três anos”.

O responsável frisa que a educação não é específica de uma determinada geografia, sendo necessária em todo o mundo. “Estamos em expansão onde isso acontece para a nossa indústria, e só investimos em empresas em que confiamos na gestão e nas suas equipas para iniciar, entregar e alcançar planos estratégicos ambiciosos”. Entre os muitos elementos analisados numa aquisição e expansão, Benoît-Etienne Domenget realça a força dos mercados, a excelência e a alta qualidade da entrega de programas, a experiência dos estudantes e o resultado e empregabilidade dos estudantes. Além disso, considera primordial ” que as aquisições ofereçam conhecimentos complementares, instituições, rede e futuro”, sendo que a Sommet Education procura sinergias na carteira de programas de forma a alargá-la bem como a percursos estudantis que possa oferecer.

A expansão da Sommet Education não ficará seguramente por aqui e o gestor confirma: “Consideramos as oportunidades que podem melhorar a nossa experiência de aprendizagem e percursos dos estudantes e levar-nos ao nosso objetivo de moldar e fazer crescer a rede líder mundial de educação e formação na área da hotelaria”. O responsável refere que a estratégia do grupo a nível de crescimento considera vários tipos de oportunidades, desde aquisições de marcas locais e regionais de educação hoteleira, até ao investimento em linhas de negócio adjacentes ou modelos asset-light.

Além deste crescimento, a Sommet Education desenvolveu ainda, em 2019, uma parceria com a IHG com o objetivo de potenciar talentos no setor hoteleiro. Na prática, a IHG participa no desenvolvimento curricular em toda a carteira de programas de bacharelato e mestrado do grupo, fornecendo case studies para projetos empresariais e palestrantes principais durante os cursos. Por outro lado, com esta parceria, a IHG aumenta os seus esforços de recrutamento tanto na Glion como na Les Roches, dando a estudantes e licenciados acesso a estágios e oportunidades de emprego em toda a sua carteira de marcas com mais de 5.600 hotéis em mais de 100 países. Outra parceria desenvolvida foi com a Traveller Made, a rede de designers de viagens de luxo dedicada a proporcionar viagens únicas e exclusivas aos viajantes que procuram experiências diferentes e originais. Esta parceria centra-se na empregabilidade dos estudantes através de estágios e oportunidades de carreira, bem como na conceção e entrega de conteúdos de cursos em tópicos específicos da Traveller Made.

Um modelo de ensino que equilibra teoria e competências
O modelo de ensino do grupo Sommet Education está enraizado no modelo educacional suíço, equilibrando o trabalho teórico dos cursos com a aprendizagem baseada em competências. Todos os programas enfatizam o desenvolvimento de conhecimentos académicos, bem como de competências práticas e soft skills, garante Benoît-Etienne Domenget. E explica que os programas vão desde a licenciatura, mestrado, MBA, certificados e programas curtos, estando concebidos para diferentes perfis e objetivos de aprendizagem. “Preparamos todos os nossos estudantes e alunos para se destacarem na prestação do melhor serviço e experiência de qualidade, respondendo às novas exigências dos clientes e viajantes, agora mais exigentes do que nunca”, sublinha.

Com as necessidades do consumidor e do viajante a evoluírem muito rapidamente, “a construção constante de um conjunto de competências é um imperativo para a nossa indústria”, defende o responsável. E para que os estudantes estejam preparados para o trabalho e para a indústria, há que formá-los “tanto para competências «duras» como para competências mais leves”, indica. E detalha: “As competências duras são essenciais em termos de eficiência num determinado papel e as competências transversais são uma vantagem essencial para os domínios centrados no cliente. Permitem que os nossos profissionais sejam adaptáveis à evolução das necessidades. A formação que integra estes dois tipos de competências é um ponto-chave na nossa indústria”.

Por isso mesmo, as estruturas e conteúdo dos programas das instituições da Sommet Education baseiam-se nas necessidades atuais da indústria e nas tendências emergentes. “Os nossos diretores de programas estão constantemente a investigar e a interagir com a indústria, sendo capazes de identificar as competências-chave necessárias, bem como a forma de as integrar, na melhor das hipóteses, nos currículos”, assegura o entrevistado. E afirma acreditar que uma forte ligação com a indústria, através dos especialistas – não só grandes académicos e professores, como também profissionais do setor que são confrontados diariamente com a realidade e evolução das empresas da indústria hoteleira – “é necessária para preparar os estudantes, na melhor das hipóteses, para que sejam totalmente eficientes”. Benoît-Etienne Domenget não tem dúvidas de que “este conceito é central para a educação transformadora que oferecemos, é uma viagem que pode levar os nossos estudantes para todo o mundo, passando semestres, estágios numa variedade de países, e sempre a descobrir o que gostam, e não gostam, para que possam identificar um papel em que irão prosperar logo após a graduação”.

Claro que surgem novos paradigmas e o CEO da Sommet Education reconhece que a digitalização está a ligar pessoas, cidades, países e campos de conhecimento de novas formas, transformando o sistema educacional e a própria indústria hoteleira. E frisa que “a transformação digital está no centro da visão da educação”, acrescentando que os programas são concebidos em resposta direta às necessidades da indústria para preparar os futuros líderes para os desafios que enfrentarão no mundo digital de hoje e as escolas do grupo abraçam novos estilos de aprendizagem e tecnologias que podem cativar os estudantes.