Solbequi: A garantia de qualidade do ar interior na hotelaria

Foi em 2003 que nasceu um produto inovador e patenteado que veio garantir a qualidade do ar interior em edifícios com ar condicionado instalado, nomeadamente em hotéis mas também hospitais, escritórios, edifícios públicos e comerciais. Assim surge a Solbequi, conta Vanda Santo, gestora de produto da empresa, que explica que a gama de produtos criada responde aos vários problemas como os custos da manutenção, a dificuldade de limpeza eficaz destes equipamentos, a estagnação de água e acumulação de sujidade que alimenta bactérias e a formação de biofilme.

Na sequência dos recentes casos de Doença dos Legionários, o governo vai avançar com uma proposta de lei que pretende reduzir os riscos associados ao surgimento e à propagação da Legionella e da Doença dos Legionários. Será aplicável a todos os sectores de actividade, públicos ou privados e com previsão de esquemas de sanções até 40 mil euros em caso de incumprimento. Está confirmado também que a obrigatoriedade de realização das auditorias à qualidade do ar interior (QAI), que inclui os diversos equipamentos de climatização, vai ser incluída novamente no regime de Certificação Energética de Edifícios. Com estas novidades, a Solbequi prevê que no futuro haja um maior investimento ao nível da prevenção da bactéria Legionella em sistemas que produzem e acumulem águas de condensação, assim como uma maior procura dos produtos Solbequi, uma vez que estes cumprem as Normas Europeias relativas a bactérias, no geral, e à Legionella pneumophila em particular, e que foram testados por vários laboratórios, nomeadamente pelo Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge.

A experiência de 15 anos no mercado nacional garante-lhe uma carteira de clientes significativa e esta “é a melhor prova de confiança na marca e da qualidade e eficácia dos nossos produtos”, admite a responsável.