Solférias e Exoticoonline atingem números recorde de formação de agentes de viagens para o destino Brasil

Pelo terceiro ano consecutivo, os operadores turísticos Solférias e Exoticoonline, juntaram-se para divulgar e promover o destino Brasil, em mais uma edição do roadshow “Sol e Férias num Brasil Exótico”, que termina hoje, em Albufeira, no Vila Galé Cerro Alagoa.

A diretora comercial da Solférias, Sónia Regateiro, explicou, ontem, em Lisboa, que “as grandes quebras” a nível de passageiros para o Brasil sentidas nos últimos anos, exigiram uma “união de esforços” dos dois operadores turísticos, com o apoio da TAP e da Embratur, de grupos hoteleiros e entidades governamentais brasileiras, de forma a voltarem a promover este destino junto dos parceiros e agentes de viagens. Os resultados, segundo Sónia Regateiro, estão a ser “incríveis”. “Estamos a bater todos os recordes possíveis e imaginários. A adesão do trade tem sido incrível e tem superado todas as nossas expetativas. Só no Porto contamos com 245 agentes de viagens que penso que, até hoje, foi o número máximo que conseguimos atingir na cidade do Porto”, revelou.

Com início esta segunda-feira no Porto, tendo passado ainda pela cidade de Coimbra, a iniciativa, que contribui com certificado de formação dos agentes de viagens participantes, contou com a participação de um total de 700 agentes de viagens.

“Não me lembro de uma adesão tão massiva de agentes de viagens aos workshops no caso do Brasil. Isto demonstra a qualidade dos mesmos e como é boa a nova geração de agentes de viagens”, salientou Miguel Ferreira, diretor-geral da Exoticoonline. “É um desafio ganho por todos nós porque o número de passageiros para o Brasil tem crescido. Tanto a Solférias como a Exotic têm feito um percurso bem sustentável no mercado português e continuamos a ser os únicos operadores que continuam a obter charters, na Páscoa e no Reveillon, porque os lugares disponibilizados nos voos da TAP não são suficientes”, sublinhou, ainda, Sónia Regateiro. Este crescimento refletiu-se num “aumento no volume de negócios de 32% para este destino, que já representa 10% de share dentro da operação da Solférias”.

Face à excedente oferta no mercado, o Brasil, era um destino que, na época alta, estava caro concorrencialmente com outros destinos. Contudo, neste último trimestre, explica Miguel Ferreira, “nota-se novamente uma retoma e uma procura para o Nordeste brasileiro”. O diretor-geral da Exoticoonline, acrescentou, ainda, que “temos que aproveitar a conjetura de desvalorização do real que, infelizmente, é má para o Brasil mas tem de ser potenciada de alguma forma”. “Arriscamos pela primeira vez este ano em lançar um charter de Reveillon em pleno Agosto. No final do mês tínhamos mais de 30% de operação vendida”, frisou.

Para este ano, ambos prevêem transportar cerca de 7 mil turistas portugueses para os destinos brasileiros programados.

Os responsáveis avançaram, ainda, que um dos voos charter para o Reveillon já está esgotado, concretamente o da saída a 26 de Dezembro, restando ainda o de 28 de Dezembro, que os mesmos perspetivam que fique cheio nas próximas semanas.