Solférias: “Estamos cá e acreditamos que o verão de 2021 seja o início de alguma coisa”

Uma novela é como descreve Nuno Mateus, diretor-geral da Solférias, os meses que se seguiram ao início da pandemia da Covid-19, em Portugal. Para o responsável do operador turístico, que hoje falou durante a apresentação da programação que irá vigorar de abril de 2021 a abril do próximo ano, houve momentos complicados na gestão da empresa face à pandemia, um deles motivado pelos vouchers e a tesouraria da empresa. “Hoje estamos numa situação completamente diferente e avançámos para as Linhas de Crédito disponibilizadas para este fim, no âmbito dos vales Covid, cujos valores reembolsáveis estarão disponíveis nos próximos dois meses”.

Mas, para Nuno Mateus, importa agora olhar apara o futuro e com otimismo. “A nossa credibilidade junto ao consumidor cresceu. Os mais jovens olham hoje para as agências de vagens com mais confiança, indicam alguns estudos”, refere. Para o interlocutor, as vacinas são “a luz ao fundo do túnel” e trazem “uma perspetiva do negócio voltar à normalidade”. Sendo assim, indica que “estamos cá e acreditamos que o verão 2021 será o início de alguma coisa. Acreditamos que no verão começaremos a consolidar as operações e a partir de outubro uma regularização das mesmas”. Continuando, Nuno Mateus acredita que “o próximo ano seja completo em termos de operação”.

Relativamente à oferta de programação para o próximo verão no mercado, o responsável indica que para vários destinos “os operadores turísticos juntaram-se num espírito cooperativo”, no entanto, o excesso de oferta é sempre “um receio” em cima da mesa.