Solférias patrocina LusoAvia, o primeiro encontro internacional da aviação da Lusofonia

O LusoAvia – 1.º Encontro Internacional de Aviação dos Países Lusófonos -, que se realiza de 12 a 14 de outubro no Centro de Congressos de Lisboa, sob o mote “Viajar aproxima”, conta com a Solférias, operador turístico nacional, como patrocinador oficial. A iniciativa é promovida pela NewsAvia em conjunto com a Comissão Empresarial da Comunidade dos Países de Expressão Portuguesa e a Startup Madeira.

O evento irá reunir, pela primeira vez, os principais decisores do setor da aviação e terá um leque de temáticas alargado. O objetivo é estabelecer novas pontes de diálogo e criar oportunidades que fomentem a cooperação institucional e fortaleçam as relações empresariais no espaço da Comissão de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

Nuno Mateus

“A Solférias, enquanto operador turístico que movimenta milhares de pessoas entre centenas de países e destinos, não podia deixar de apoiar este encontro ímpar, que poderá gerar importantes insights para um futuro de maior cooperação e união entre os players deste mercado verdadeiramente global”, refere Nuno Mateus, CEO da Solférias, citado em comunicado. O operador turístico é uma das principais fontes de comunicação entre portugueses e os restantes países da CPLP – um mercado que engloba nove países de quatro continentes e um total de 274 milhões de cidadãos, representativos de 12% do tráfego aéreo mundial.

A iniciativa irá contar com um painel de oradores composto por Fernando Pinto, CEO da TAP, Joaquim Teixeira da Cunha e Marco Pellegrini, CEO da OGMA e o presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil, Luís Ribeiro, que participarão no primeiro dia do encontro, dedicado à mobilidade na Lusofonia e os seus órgãos reguladores. Já o segundo dia focar-se-á na aviação civil da Lusofonia – desde as novas rotas aos desafios impostos pelo setor em resposta às necessidades de mobilidade mundial – contando com a intervenção de Paulo Menezes, CEO da SATA, Joaquim Teixeira da Cunha, CEO da TAAG, António Pinto, CEO da LAM, e Miguel Frasquilho, presidente do Concelho de Administração da TAP.

A formação na Lusofonia será o tema fulcral do último dia do LusoAvia. José Correia Guedes, piloto e consagrado autor, Rui Castro e Quadros, BSc Aviation Management Program Coordinator no ISEC e José Raposo, coordenador do centro de treino SATA são alguns dos convidados presentes nos debates.

Paralelamente aos painéis, todos os dias, a partir das 16:30, existirá um espaço de acesso gratuito designado de Bolsa de Formação, dedicado à formação e recrutamento, assim como ao esclarecimento de legislação de aeronaves não tripuladas.

À Solférias juntam-se, ainda, a TAP, a Sevenair e o Sheraton Lisbon Hotel & Spa como transportadora oficial, patrocinador gold e hotel oficial, respetivamente.