Solidarity by AccorHotels celebra 10 anos de atuação

Ajudar a combater a exclusão económica das pessoas mais desfavorecidas foi a lógica na base da criação do Fundo de Dotação Solidarity de AccorHotels. Dez anos depois, o grupo explica que foram apoiados mais de 300 projetos em 45 países para auxiliar 172 800 beneficiários diretos, com a ajuda de 20 000 colaboradores de AccorHotels.

Dez anos de compromisso no terreno

O Grupo criou a Fundação Corporativa Accor em 2008 para promover a formação e a integração profissional dos mais desfavorecidos. Foram criados um Conselho de Administração e um Comité de Seleção para decidir sobre os projetos apresentados pelos colaboradores e avaliados pela equipa permanente. “Solidarity foi criada para estruturar as atividades solidárias dirigidas pelos colaboradores do Grupo. Em 2007, um estudo interno centrado nas iniciativas realizadas em todo o mundo demonstrou que a integração profissional desempenhava um papel importante. Através do nosso negócio e de um amplo leque de ocupações na indústria hoteleira, as equipas dos nossos hotéis estão habituadas a transmitir a sua experiência aos que se encontram no início das suas carreiras profissionais. Abordar o tema da exclusão social e económica foi, portanto, o caminho lógico a seguir. Sentimos que poderíamos fazer a diferença”, disse Christine de Longevialle, diretora geral da Solidarity AccorHotels.

Em 2013, a estrutura jurídica da fundação mudou para converter-se no Fundo de Dotação Solidarity AccorHotels. Foi lançado em 2008 sob o ímpeto de Christine Lagarde utilizando como base o modelo norte-americano. Em apenas dez anos, os fundos de dotação estabeleceram-se como uma das estruturas jurídicas preferidas pelas doadores corporativos e empresas filantrópicas. Essa mudança permitiu que AccorHotels captasse fundos de uma maior variedade de stakeholders ​​e mobilizasse ainda mais colaboradores e clientes para apoiar ainda mais projetos e beneficiários.

Estudo de impacto: dez anos de apoio contínuo, vínculos estreitos e laços humanos

Por ocasião do seu décimo aniversário, a Solidarity AccorHotels quis medir os resultados das suas atividades. Dirigida pela consultora Kimso, a avaliação ajudou a analisar as iniciativas realizadas nos últimos dez anos, bem como a entender o seu impacto. Em particular, o estudo confirmou o alcance das atividades do fundo, o tipo de projetos apoiados e a natureza do seu apoio. Assim, 70% dos projetos proporcionaram alguma forma de apoio em relação à integração profissional.

Quanto aos beneficiários, tratam-se predominantemente de pessoas desfavorecidas (que vivem abaixo do limiar da pobreza para 80% das organizações), na maioria jovens, desempregados e indivíduos à margem da sociedade. O estudo também coloca em relevo uma característica diferenciadora dos esforços do AccorHotels Solidarity: um compromisso que vai além do apoio financeiro e integra a qualidade humana, a nível local e a longo prazo. Os líderes das organizações têm um ponto de contacto dentro de AccorHotels e também estão em contacto com outros colaboradores. Além disso, a maioria cita o envolvimento dos colaboradores voluntários como um dos principais pontos fortes da sua colaboração.

Solidarity Week, 10 anos de atuação

Desde 2008, a Solidarity Week foi crescendo dentro de AccorHotels e suas sedes em todo o mundo. Todos os anos, durante pelo menos uma semana em dezembro, incentivam-se os colaboradores a participar nas iniciativas solidárias, dando sempre uma resposta prática às necessidades expressas pelas organizações não governamentais locais. De 10 a 14 de dezembro de 2018, será celebrado um mercado beneficente de Natal em Sequana, a sede do grupo em Issy-les-Moulineaux, perto de Paris, no qual estarão à venda produtos fabricados pelas organizações parceiras do fundo. Outras iniciativas solidárias serão realizadas dentro dos hotéis do grupo.

Em Portugal, os hotéis vão colaborar com a Make-a-Wish

Para a Solidarity Week 2018, os hotéis do grupo AccorHotels em Portugal vão colaborar com a Fundação Make-a-Wish, uma ONG criada em 1999 para devolver a ilusão a muitas crianças que vivem com doenças graves. Em edições anteriores, os hotéis conseguiram vender mais de 3 000 estrelas para angariar fundos para a Fundação e, este ano, propõem-se a bater recordes.

Ao longo do mês dezembro de 2018 e até 8 de janeiro de 2019, as estrelas estarão à venda, com um custo unitário de dois euros, que os clientes e colaboradores podem adquirir para participar nesta campanha.