Soltrópico: “Antecipar vendas é uma aposta garantida”

2019 tem sido “um bom ano” para a Soltrópico que conseguiu, este verão, “um melhor aproveitamento dos lugares disponibilizados em charter em todas as rotas sem exceção, em linha com a nossa estratégia de crescimento, não por um aumento da oferta, mas sim por um melhor aproveitamento da capacidade contratada”. Isso mesmo afirma Fernando Bandrés, diretor operacional do operador turístico, em declarações à Ambitur.pt.

Cabo Verde, Saïdia e Porto Santo continuam a ser as grandes apostas da programação da Soltrópico, e serão mantidas para o próximo ano. Isto embora o operador não descarte, neste momento, o lançamento de alguma novidade. “Projetamos que a economia vá abrandar em 2020, mas se concluirmos que algum destino merece o risco, lá estaremos”, sublinha o responsável.

As campanhas de vendas antecipadas estão a ter um peso cada vez maior no negócio da Soltrópico, e vão por isso continuar a ser uma aposta em 2020. Fernando Bandrés explica mesmo que, atualmente, o operador já tem quase a totalidade da programação regular prolongada até outubro de 2020, e em breve disponibilizará a operação charter.

“Antecipar vendas é uma aposta garantida, onde todos os grossistas, retalho e consumidor têm vantagens claras”, frisa o diretor operacional. Que adianta também que é importante defender os preços médios no last minute, algo que “na Soltrópico tentamos sempre fazer”.

Uma das imagens da campanha.

Fim de Ano “sem arrependimentos”
A Soltrópico lançou este ano a “programação mais ambiciosa de sempre” para o Fim de Ano, com a campanha “Deixe-se de arrependimentos e marque já as suas férias”. Fernando Bandrés garante que as duas apostas mais fortes estão a ter uma “excelente resposta”. O voo especial para São Tomé já está com 100% da capacidade vendida e, em Salvador da Bahia, o operador está quase a atingir o mesmo valor.

Neste momento, existe ainda alguma capacidade para Marraquexe, Sal e Boavista, “mas as ocupações atuais indicam que não serão partidas com dificuldades de venda”, admite o responsável.

Em Portugal, o Funchal também está a sentir uma forte procura e a Soltrópico tem já completo o charter de Lisboa, tendo lançado na semana passada uma nova operação charter com partida do Porto.

No dia 29 de dezembro, os lugares garantidos com a Emirates para o Fim de Ano também estão com “excelentes ocupações”, tanto para o Dubai como para os combinados com o Deserto e Ras Al Khaimah.

Balanço positivo da Academia Soltrópico
Relativamente à Academia Soltrópico, lançada em 2016, o diretor operacional do operador turístico garante que “o balanço é muito positivo”.

“São já muitos os agentes que tem participado nos nossos webinares, muitos deles «alunos» repetentes, o que nos congratula, pois, essa fidelidade vai associada à qualidade que tentamos oferecer nestas formações. Conseguimos, sem dúvida, chegar da melhor forma a um universo maior de agentes de viagens, muitos deles em localidades onde rara vez chegam ações de formação”, reforça Fernando Bandrés.

Embora reconheça que o retorno deste tipo de formação, em termos de vendas, seja difícil de medir, o responsável acrescenta que se verifica “mais confiança no produto e no destino por parte dos agentes de viagens”. O que a Soltrópico procura é ser muito prática nestas formações, fornecendo os argumentos necessários para estimular o agente de viagens a fechar a venda junto do cliente final.