“Somos os consultores dos hotéis nas compras”

“Somos os consultores dos hotéis nas compras”. Foi desta forma que Miguel Paredes Alves, presidente do HotelShop/SocialShop definiu o papel das centrais de compras hoje, enquanto moderador do painel “”Gestão inteligente de custos: a perspetiva europeia”, na IV Convenção HotelShop/SocialShop, que está a decorrer no Altis Grand Hotel, em Lisboa. Para o responsável, “mais do que o poder comercial, nós temos de proporcionar serviços de consultadoria. Somos os consultores dos hotéis nas compras e, para isso, é preciso entrar em cada hotel e perceber qual é a filosofia de cada um, o que é que o hotel pretende em termos de produtos e o que pretende em termos de diversificação de fornecedores”. “Há hotéis que não se importam de ter diferentes fornecedores para cada produto se assim conseguirem melhor preço e outros que preferem fornecedores mais generalistas, por isso temos de nos cingir às especificidades de cada hotel”, exemplificou.

Celine Gaubert, CEO da Proachat, lembrou os desafios destas centrais de compras. “Hoje em dia é muito difícil trabalhar no setor hoteleiro, temos de ter vários tipos de competências. Eu acho que a digitalização da economia é a chave do sucesso para o futuro e vai afetar as nossas compras. A questão não é comprar ao preço mais baixo mas ter o melhor produto para aquele hotel, com qualidade superior, perceber as necessidades de cada hotel e oferecer serviços especializados”.

Paul Connelly,  administrador da Beacon Purchasing, reforçou que a “redução de custos é muito importante para os hoteleiros” e, por isso, têm uma parte da SocialShop “que reduz os custos”. “Estamos sempre um passo à frente”, garantiu, acrescentando que a Beacon está, agora, “menos preocupada com os preços e mais numa filosofia de acrescentar valor ao nível de cuidados de saúde por exemplo”.

Antonio Castelló, CEO da Coperama, que também participou na conversa, salientou que “o mundo está a caminhar para a globalização” e que se “o hoteleiro pensa que vai competir sozinho está errado”, lembrando que “os hoteleiros independentes não vão conseguir competir senão tiverem consciência desta realidade”.

A IV Convenção HotelShop/SocialShop contou com a intervenção de 25 oradores, incluindo alguns dos melhores e mais reputados profissionais do setor do abastecimento a hotéis e IPSS.