Spaswelove: 15 anos de “trabalho com paixão e dedicação ao cliente”

Desenvolver projetos de SPA e Fitness cinco estrelas é o objetivo principal da Spaswelove, uma empresa lisboeta especialista em consultoria e gestão técnica deste tipo de equipamentos. A Ambitur.pt foi descobrir qual a razão para este projeto empresarial estar sólido no mercado há mais de 15 anos.

Spa Hotel Vila C

Atuando em três áreas de negócio, a Spaswelove opera para um tipo de cliente predominantemente hoteleiro. Filipa Santos, fundadora da empresa, refere que a área de consultoria é “a mais importante. Temos toda uma variedade de serviços de well being, empresas com prestação de serviços in loco de profissionais de exercício físico, terapeutas de Massagem/MTC e Osteopatas”, para além da “vertente one to one” que representa uma “abordagem mais personalizada de todos os serviços” da empresa. Dentro da área de consultoria, a Spaswelove desenvolve de raiz os projetos de SPA e Fitness. “Tudo começa com uma ideia de negócio que iremos materializar”, criando um “conceito de Spa único com Spa Menu e protocolos exclusivos para o projeto”, refere Filipa Santos. Além disto, a empresa intervém também em espaços já existentes que, “por variadíssimas razões, apresentem performances deficitárias”, para “alavancar o negócio”.

O papel da Spaswelove não acaba depois do desenvolvimento e materialização do projeto. A empresa continua a apoiar “a gestão (do espaço) com estratégias especializadas”, sendo “muito usual” o contrato de concessão de exploração retirando o peso ao hoteleiro “de gerir uma área que, por enquanto, ainda não domina tão eficazmente”, explica a responsável.

“Um SPA em hotel é uma fonte de negócio”
Do vasto portfólio da Spaswelove, FIlipa Santos destaca a importância dos “projetos de referência” e “trabalho consistente” em áreas de Spa e Fitness, Spa Urbano, Medical Spa e Spa Ginásio. “Somos contratados com frequência para propostas concretas, seja de desenvolvimento, seja de otimização de negócio existente”.

Spatitude, Spa Urbano Lisboa

Para este ano, a responsável revela que vão ser inaugurados, até ao verão, três Spas de assinatura Spaswelove, deixando a certeza de que serão concretizados novos projetos em 2020.

Quando olha para o mercado, Filipa Santos não tem dúvidas da importância que um SPA tem para um hotel. A responsável considera que este tipo de equipamentos “é uma fonte de negócio”. Mesmo quando o hotel é “urbano, (um SPA) passou a ser um critério decisivo na venda do próprio alojamento”. Atualmente, as unidades hoteleiras estão mais predispostas à integração de serviços de SPA e wellness, sendo importante que o hotel ofereça este tipo de serviços, mesmo à beira-mar. “Pode e faz, com certeza, diferença na escolha para a minha estadia”, sublinha. O grande segredo está em “ter zona secas, os gabinetes a gerar receita” suportando um “investimento elevado com zona húmida”.

“O único compromisso é para com o nosso cliente”
Para além de Filipa Santos, a equipa da Spaswelove integra também Hélio Santos. Ambos têm formação em ensino e gestão de empresas mas Filipa Santos é Terapeuta Spa e Hélio Santos é Personal Trainer. Esta formação adicional permite-lhes conhecer “em primeira mão as especificidades e exigências deste mercado. Sobretudo, estamos conscientes da necessidade de qualificar e credibilizar novos Spas/Fitness ou otimizar espaços existentes”, explica a fundadora.

Mas o que é que distingue a Spaswelove das restantes empresas no mercado? Filipa Santos aponta três “fatores” para essa diferenciação: em primeiro lugar, a empresa domina “com conhecimento de causa e experiência o mundo de SPA e Fitness”. “Gerimos o que sabemos fazer”, indica, aferindo, desta forma, a qualidade técnica de todos os “profissionais que colaboram connosco” e assegurando a “formação completa para cada função específica”. Este fator faz toda a diferença na “qualidade do serviço e performance operacional do Spa/Fitness”.

Em segundo lugar, a Spaswelove não “representa marcas nem empresas. Somos totalmente independentes”, garante a fundadora, frisando que “o nosso único compromisso é para com o nosso cliente”.

A criação de “experiências exclusivas” é o terceiro fator. “Não dependemos de marcas de cosmética para desenvolver o produto Spa Menu”, indica. A Spaswelove cria conceitos únicos de wellness para que “cada Spa/Fitness tenha uma identidade própria. Não há dois Spa Menus iguais com a Spaswelove”. O compromisso de autenticidade é um “key selling point da empresa”, sustenta.