Star Alliance e NEC Corporation desenvolvem plataforma de reconhecimento baseada em dados biométricos

O grupo Star Alliance e a NEC Corporation assinaram um acordo de parceria para desenvolver uma plataforma de identificação baseada em dados biométricos. No comunicado enviado à imprensa, a rede afirma que plataforma “vai melhorar significativamente a experiência de viagem dos clientes dos programas de passageiro frequente das companhias aéreas” da Star Alliance.

Depois de implementada, todos os clientes que optarem pela utilização de biometria terão uma “experiência perfeita” enquanto passageiros, permitindo-lhes a passagem em mãos-livres pelos diferentes postos de acesso dentro dos aeroportos, tais como quiosques de check-in, entrega de bagagem, lounges e portas de embarque, que tradicionalmente exigem um passaporte e cartão de embarque, através da utilização de uma solução de gestão de identidade segura, com recurso a tecnologia de reconhecimento facial. Adicionalmente, a plataforma irá “ajudar os aeroportos e as companhias aéreas da Star Alliance a aumentar a sua eficiência operacional”, lê-se no mesmo comunicado.

O serviço estará disponível para clientes que estejam inscritos num dos habituais programas de passageiro frequente da Star Alliance e que tenham dado autorização para a utilização dos seus dados biométricos.

Como funciona?

Através de alguns passos simples no seu dispositivo móvel, os clientes têm a opção de se inscrever na nova plataforma, recorrendo a tecnologia de segurança líder do setor. Esta inscrição só necessita de ser feita uma única vez, podendo a partir daí o cliente utilizar os seus dados biométricos múltiplas vezes, em pontos biométricos de controlo de qualquer aeroporto participante da iniciativa e sempre que viaje numa companhia aérea associada à Star Alliance.

Dados pessoais, como fotos e outros detalhes de identificação, são encriptados e armazenados em segurança dentro da plataforma. Este sistema foi projetado, desde o seu início, em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis, utilizando a mais recente tecnologia de reconhecimento facial. Os dados pessoais só serão processados com o consentimento do passageiro. Os passageiros podem ser obrigados a mostrar o seu passaporte durante os procedimentos de imigração e segurança.

Jeffrey Goh, CEO da Star Alliance, afirmou que “encontrámos na NEC um forte parceiro, que partilha a nossa visão de uma experiência de viagem perfeita para os passageiros aéreos. Na Star Alliance estamos comprometidos em melhorar a viagem do cliente, e esta parceria estratégica com a NEC irá ajudar-nos a tornar o percurso, desde os pontos de acesso do aeroporto até às portas de embarque e até ao avião, uma experiência muito mais simples e inovadora para os nossos clientes”.

Por sua vez, Takashi Niino, Presidente e CEO da NEC Corporation, referiu que “é para a NEC um prazer aliar-se à Star Alliance para melhorar a experiência dos clientes nos terminais de embarque. O reconhecimento facial está verdadeiramente a revolucionar a indústria aeronáutica e a tornar os voos mais agradáveis, como sempre ambicionámos. Para sustentar esta parceria, de forma similar às nossas outras implementações nos Estados Unidos, Singapura, Hong Kong e Japão, a NEC irá mobilizar os seus recursos globais e fornecer assistência local a cada uma das companhias aéreas associadas, de modo a alavancar esta plataforma segura e interoperável, e assim transformar rapidamente a nossa visão partilhada em realidade”.

No primeiro trimestre de 2020, a Star Alliance e a NEC pretendem introduzir a primeira solução biométrica num aeroporto principal da Star Alliance.