Startup portuguesa HiJiffy fecha ronda de investimento de mais de 300 mil euros

A startup portuguesa HiJiffy acaba de fechar ronda de investimento de mais de 300 mil euros, junto de investidores europeus, como a Mobile World Capital e o NUMA​. A empresa utiliza inteligência artificial para suporte ao cliente em hotéis, abrindo um canal de comunicação 24/7.

Excelência no atendimento ao cliente é fundamental em hotelaria. É a primeira oportunidade que um hotel tem para surpreender e criar uma impressão duradoura. Na última década, a indústria hoteleira tem feito um enorme progresso para superar as expectativas dos seus clientes, proporcionando novas experiências nos mundos físicos e digitais. Mas não é suficiente. Todos os anos há novos obstáculos. Cada vez mais, os consumidores querem experiências personalizadas e respostas em tempo real.

Uma pesquisa recente sugere que os hotéis deviam estar a prestar mais atenção às mensagens e aos pedidos dos hóspedes. De facto, as pessoas estão cada vez mais ligadas aos seus smartphones quando estão longe de casa — o smartphone tornou-se um companheiro de viagem. Tentar superar as expectativas dos clientes para um serviço imediato, inteligente e consistente em todos os canais está a ficar cada vez mais difícil. É neste cenário que a startup portuguesa aparece, criando um chat que é implementado no website de hotéis onde os hóspedes podem contactar um assistente virtual que responde às suas perguntas. Quando este não sabe a resposta, transfere para o staff do hotel que pode responder através de uma consola disponibilizada pela HiJiffy.

“A grande diferença é que tudo isto acontece num chat dentro do website do hotel, onde os hóspedes têm resposta às suas perguntas de forma instantânea, sem a intervenção de um agente. A HiJiffy também facilita o trabalho dos agentes de apoio ao cliente, na medida em que pergunta logo toda a informação necessária para que, caso seja necessário, a intervenção seja o mais eficiente possível e sem repetições”, refere Tiago Araújo, um dos fundadores da HiJiffy.

Logo, se um hóspede escolher um hotel que oferece este serviço, pode utilizar o chat para obter respostas às suas dúvidas, reservar um quarto ou falar com a equipa de apoio ao cliente, se necessário. Se não houver forma como responder automaticamente, o chatbot transfere o utilizador para um funcionário do hotel, para que ele possa responder manualmente.

Nesse momento, um ticket será aberto na console. A console oferece um chat integrado para responder aos utilizadores e um sistema de tickets para marcar as conversas como concluídas. Está provado que esta solução aumenta a receita do hotel com reservas diretas, oferecendo aos clientes um serviço de topo, com um canal de comunicação 24/7 com o hotel. Como comprovam as métricas dos últimos seis meses: mais de 200 reservas directas.

De Lisboa para o Mundo

Através do feedback dos atuais clientes e da verba de mais de 300 mil euros angariada vai ser possível solidificar o produto e entrar em grandes mercados turísticos como Espanha, França e Itália. Para já, a equipa está focada em zonas onde existem hotéis mais direcionados para férias.

A HiJiffy conta com clientes em nove países. O PortoBay, o Zmar, a Martinhal ou a Uniplaces fazem parte desta lista. De momento, a empresa tem um escritório em Lisboa. A startup está atualmente focada nos mercados português e espanhol. Em 2019, a equipa tem a ambição de levantar uma ronda de investimento maior que permita continuar a desenvolver a sua tecnologia. Pretende também entrar no mercado norte-americano.

A viagem está apenas no início, mas os resultados falam por si. Nos últimos 6 meses, tiveram mais de 1,5 milhões de interações no Messenger e de todas as perguntas feitas 77% foram automatizadas. Além disso, em junho de 2018, a startup conseguiu atingiu, um total de 280 000 euros em reservas através do chat.