O StayUpon Hospitality Group, fundado em 2007, e integrante do grupo imobiliário e familiar Libertas, fez um ponto de situação da sua evolução, esta semana, num encontro que juntou imprensa turística e colaboradores, tendo anunciado os seus dados mais recentes, novos projetos e destacando ainda o seu contributo para a inovação e sustentabilidade do setor hoteleiro em Portugal. Com 138 colaboradores, 83 mulheres, e uma chefia de 22 mulheres, em 39 membros, o StayUpon Hospitality Group faz questão de frisar o seu lado feminino, exemplificando com a abertura do Upon Angels: “um projeto concedido por mulheres para toda a comunidade”.
Na apresentação estiveram presentes, Cecile Gonçalves, board member do grupo e Raquel Gomes, diretora de Operações.
Como novidade, o grupo anunciou a abertura para o final do ano de 2024 de um novo hotel de apartamentos no Seixal, StayUpon Bay. Localizado na Baía do Seixal, com 102 unidades de alojamentos e uma classificação de quatro estrelas, o projeto conta com um investimento 24 milhões de euros. O projeto será apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa, em conjunto com a Câmara Municipal do Seixal.
O ano de 2023 foi o maior ano de expansão para o StayUpon com a abertura de duas novas unidades hoteleiras: o Upon Angels, no caricato bairro dos Anjos, em Lisboa, que contou com um investimento de 6,9 milhões de euros, e o Upon Vila, em Alcochete, que teve um investimento aproximadamente de cerca de nove milhões de euros para a reabilitação do antigo Hotel Alfoz. Com estas aberturas, o inventário do grupo, anteriormente de 271 unidades de alojamento, aumentou para 406, propiciando uma faturação anual de 16 milhões de euros e um total de 10,5 milhões de euros de receitas. Para 2024, o grupo hoteleiro português prevê um total em receitas de 16,5 milhões de euros.
Cecile Gonçalves, board member do grupo, explica que é intenção do grupo continuar a apostar em hotel apartamentos, pois sentem que o seu cliente alvo valoriza a integração de cozinha no espaço. Raquel Gomes, diretora de Operações, reforça a ideia indicando que “apresentamos uma casa para as pessoas”. Ao nível de mercados, Raquel Gomes enfatiza o crescimento do mercado norte-americano para os seus hotéis, “mas desde a génese do grupo, o mercado francês está sempre no top três”. Para 2024, em termos de operações e receitas, a responsável acredita que será um ano superior ao anterior. Relativamente ao mercado nacional, a diretora de operações diz que este se identifica com o produto hoteleiro do grupo de aparthotel, “um conceito que já nem sequer existe para o Turismo de Portugal”. O mercado português tem uma grande procura, em concreto para o empreendimento Praia do Sal Resort, assim como o corporativo para as suas várias unidades. “O mercado português aceita bem o produto, mas acima de tudo necessita dele, daí a nossa aposta”, acrescenta a responsável.
O StayUpon Hospitality Group continua com vários projetos em carteira, mas Cecile Gonçalves esclarece que ainda nenhum deles tem luz verde para arrancar: “Na Praia de Albarquel em Setúbal estão em estudo os projetos de arquitetura, pretendemos um hotel apartamento de 50 quartos onde iremos dar destaque às áreas comuns, pois terá uma área verde muito extensa, poderemos posicionar o empreendimento como quatro ou cinco estrelas; na Figueira da Foz, está em fase embrionária; na Praia dos Tomates, no Algarve, poderão surgir duas unidades de turismo rural, mas ainda não sabemos a viabilidade”. Ainda no Algarve, o grupo está a estudar um projeto de investimento em Albufeira, do qual não é possível ainda dar mais elementos. Recorde-se que o grupo detém alguns ativos do seu portfólio, em outros casos participa em “multipropriedades”, fazendo a gestão. Relativamente a oportunidades de investimento, Cecile Gonçalves considera que “era estranho” a desvalorização de terrenos e imóveis em Portugal face aos restantes países europeus, “hoje já se assiste a um patamar elevado de entrada” que afasta negócios, “mas efetivamente quando se vê Barcelona ou Madrid ou outras cidades europeus percebemos que ainda não estamos com um mercado sobreaquecido ao nível do imobiliário”.
Com uma jornada iniciada no alojamento hoteleiro com o projeto das Casas da Baixa, alojamento local em Lisboa, em 2015, que atualmente teve uma renovação nos apartamentos Jules & Madeleine, o grupo expandiu-se rapidamente para outras localizações na capital tendo, em 2017, aberto o Upon Lisbon Prime Residences e o restaurante Stay by Upon Lisbon, reforçando a sua presença na capital, e, em 2018, inaugurado o Praia do Sal Resort, em Alcochete.
No que visa a práticas sustentáveis, o grupo renovou recentemente o seu compromisso. Segundo a responsável do departamento de Sustentabilidade do StayUpon Hospitality Group, Paula Pereira: “Como Grupo, estamos cada vez mais empenhados em promover práticas sustentáveis em todas as nossas unidades, impactando com a nossa boa conduta os clientes, colaboradores, fornecedores e a comunidade onde nos inserimos”. Para isso, o StayUpon tem melhorado a eficiência das suas construções, de modo a reduzir a pegada ecológica, e as unidades Upon Lisbon Prime Residences e Praia do Sal Resort estão em processo de submissão do primeiro relatório de sustentabilidade do grupo referente ao ano de 2022, tornando-se assim, elegíveis para receber, em março, os selos de Sustainability Committed e Sustainability Engaged pelo Turismo de Portugal. Sendo assim, para Paula Pereira, “mais concretamente para 2024, pretendemos reduzir o consumo de energia e água, reforçar mecanismos de separação de resíduos nas unidades, sensibilizar colaboradores e hóspedes, e fortalecer parcerias que beneficiem a comunidade e o meio ambiente”. As unidades do StayUpon Hospitality Group farão desta forma, em breve, parte do Programa 360º do Turismo de Portugal, específico para a sustentabilidade, que permite atribuir selos específicos às unidades hoteleiras no país, de acordo com a responsável.
Por Pedro Chenrim