Sugestão Ambitur: Ecorkhotel Évora Suites & Spa

Categoria Escapadas, LifeStyle

Paz de espírito. Tranquilidade. Conforto. É nisto que pensamos quando procuramos passar uns dias de descanso. E foi isto que encontrámos numa visita ao Ecorkhotel, em Évora.

A entrada faz-se por via de uma estrada secundária, com pouca iluminação e que atravessa o montado alentejano por entre oliveiras, azinheiras e sobreiros centenários. À chegada, a primeira realidade com que nos deparamos, depois de estacionado o carro, é a de um profundo silêncio. Encontrámos finalmente o paraíso.

 

Neste quatro estrelas superior, desenhado pelo arquitecto José Carlos Cruz, a melhor forma de chegar a cada uma das 56 suites independentes, que ficam localizadas fora do edifício principal (totalmente revestido de cortiça), e que compõem um aglomerado que pretende fazer alusão às antigas aldeias alentejanas, compostas por “casinhas brancas” e um pátio privado, é feito a pé, ou quando requerido (gratuitamente), de &carrinho de golfe&. No entanto, é através desta caminhada, que demorará no máximo cinco minutos, que concretizamos uma das premissas adjacentes à estadia neste eco-hotel: o contacto com a natureza e o usufruto de todas as sensações que esta nos oferece.

 
No interior das suites, com 70 metros quadrados, a alusão ao Alentejo é constante. “O objectivo foi que o hotel bebesse a tradição alentejana”, afirma Manuel Policarpo, director-geral da unidade, o que explica as mesas dos pátios concebidas a partir de sobreiros abatidos ou os cinzeiros de barro provenientes do baixo Alentejo. De passagem pelo EcorkhotelÉvora Suites Spa, onde se multiplicam os comportamentos amigos do ambiente, capazes de reduzir a pegada ecológica, os clientes podem optar por um passeio de bicicleta até à cidade de Évora, aproveitar para participar num workshop de culinária, com produtos provenientes da horta biológica da unidade, ou simplesmente relaxar no SPA, usufruindo de todos os tratamentos disponíveis.

 

À mesa do restaurante “O Cardo”,alojado no edifício principal, onde estão também a recepção, as duas salas de reunião, as piscinas interior e exterior, o ginásio e o SPA, a paisagem volta a surpreender. É com vista sobre o montado alentejano que nos deliciamos com a tão afamada gastronomia da região, aqui tão bem representada.