Sugestão Ambitur: Horta da Moura e Aldeia do Lago

Sugestão Ambitur: Horta da Moura e Aldeia do Lago

Categoria Escapadas, LifeStyle

São conceitos diferentes mas têm muito em comum. Seja na Aldeia do Lago ou na Horta da Moura a garantia é a de que se vai sentir em casa, incluído na tranquilidade alentejana à beira do Grande Lago.
Caso não esteja familiarizado com estes nomes saiba que a Aldeia do Lago fica a 100 metros do Alqueva e é um projeto criado de raiz por Maria Luísa Paiva dos Santos. A Horta da Moura foi o primeiro hotel rural do Alentejo, entre as margens do Alqueva e as muralhas da vila medieval de Monsaraz. Ambas se inserem ativamente na comunidade e proporcionam experiências genuinamente alentejanas.
A renovação da Horta da Moura teve lugar entre 2010 e 2012, e desde então que se apresenta com todas as comodidades de um hotel de quatro estrelas. Os quartos e áreas comuns do hotel foram remodelados e foram criadas novas estruturas como a piscina, a receção, o restaurante, as cavalariças e os caminhos pedestres. A preocupação ambiental é outro eixo característico da Horta da Moura, assente na instalação de painéis solares, na potencialização dos campos e jardins para o uso de produtos de cultivo próprio e do cuidado com o meio ambiente. Tanto os hóspedes dos 25 quartos (dos quais 19 suites) como os clientes externos podem apreciar a carta do Restaurante Feitiço da Moura, inserido no hotel. “A nossa cozinha não se esquece dos ritmos do campo e, do sabor das colheitas, os produtos que a horta vai dando ao longo do ano são constantes na elaboração dos nossos pratos”, garante a responsável.
Quem entra na Aldeia do Lago não se apercebe imediatamente de que se trata de um empreendimento turístico. Ao todo, são seis casas alentejanas que foram recuperadas com todas as comodidades de uma casa citadina sem trair a traça e as raízes do estilo alentejano. Aqui, o objetivo é que cada hóspede se envolva no quotidiano da aldeia da Amieira. Todas as ofertas do Alqueva estão a curta distância, e aconselha-se que parta à aventura e descubra os recantos e segredos que o Alentejo tem para oferecer. A receção por parte dos vizinhos é tão calorosa como a da equipa do projeto, pela constatação que é sentir que a aldeia tem futuro em comunidade. Nesta unidade existem cinco casas de três tipologias (T0, T1 e T2), com serviço de receção (na sexta casa), limpeza diária e pequeno-almoço.