Sugestão Ambitur: Restaurante DOC

Em abril de 2007, depois de ter consolidado o seu trabalho no restaurante Cêpa Torta, em Alijó, que já funciona desde 1994, o Chef Rui Paula decide ir mais longe e apostar numa região onde a oferta gastronómica era ainda muito reduzida na altura. E assim surge o DOC, num ímpeto visionário, no cais da Folgosa, concelho de Armamar, na estrada marginal entre a Régua e o Pinhão. A beleza da região mistura a magnificência dos montes de xisto cobertos de vinha com a quietude do rio e a pacatez das aldeias ribeirinhas, só desperta pela passagem regular do comboio.

Ocupando um edifício de arquitetura moderna, da autoria do arquiteto Miguel Saraiva, o restaurante encontra-se assente em estacas e prolonga-se ao longo de um elegante deck de madeira sobre o Rio Douro. O DOC funciona como uma janela aberta sobre o cenário arrebatador desta região, transformando assim cada refeição num momento único e especial.

Um restaurante vínico
Desde o início que o DOC se assume como um restaurante vínico, funcionando como uma espécie de sala de provas e de degustação dos vinhos durienses. A carta de Vinhos contém pois todos os grandes vinhos que se produzem no Douro, desde o mítico “Barca Velha” ao mais exclusivo e raro vinho do Porto. Com 645 referências, é o mais completo repositório do que de melhor se produz na região.

O menu reflete toda esta inspiração, permitindo duas degustações diferentes, harmonizadas com um leque de vinhos a copo ou, para quem preferir, uma seleção “à la carte” com inúmeras propostas. O Chef, cujos pratos se baseiam na utilização de produtos genuínos da tradição culinária portuguesa, com técnicas modernas, recomenda o Cabrito, Porco Bísaro, a Vitela Maronesa e os peixes da nossa costa. O objetivo é despertar os sentidos e estimular o prazer de comer, numa culinária ligada a sensações e memórias antigas.

O DOC não privilegia apenas os visitantes individuais, estando aberto a receber grupos, contando já com um espaço generoso, uma sala ampla com capacidade para 110 pessoas e uma extensa esplanada aberta para o Douro com capacidade para 60 pessoas.

Um restaurante premiado
– 5 Medalhas de Ouro “Gastronomia com Vinho do Porto”
– “Garfo d’Ouro”, do anuário “Boa Cama, Boa Mesa”
– Prémio “Novo Projeto Turístico Privado”, 4ª edição Prémios Turismo de Portugal 2008
– “Best of Wine Tourism 2010” da Great Wine Capitals Global Network
– “Especial Gastronomia David Lopes Ramos 2012”
– “Melhor Carta de Vinhos Regional 2007” e “Melhor Carta de Vinhos Regional 2013″ no Concurso Nacional de Cartas de Vinhos, da Revista de Vinhos
– 2 Sóis pelo Guia Repsol 2016

[new_royalslider id=”468”]