Sugestão Ambitur: Tapada da Rabela

Na aldeia da Beirã, concelho de Marvão, é possível desfrutar da tranquilidade do Alentejo num respeito profundo pelo meio ambiente.

Uma estadia na Tapada da Rabela, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, na aldeia da Beirã, é mais do que apenas turismo pois, ao entrar nesta propriedade de cerca de 20 hectares, está a entrar num espaço gerido como uma genuína Reserva Natural Privada. Quem o diz é Serafim Riem, proprietário da Tapada da Rabela há mais de 30 anos, que para além de empresário foi cofundador das associações ambientalistas Quercus e Fapas. Este envolvimento no movimento ambientalista levou-o naturalmente a apostar no respeito absoluto pelos valores naturais da propriedade, bem como a investir em trabalhos de fauna e flora, como a plantação de árvores e arbustos autóctones que potenciassem a fixação da fauna e fundamentalmente da avifauna, a colocação de ninhos artificiais para cegonhas e aves de rapina diurnas e noturnas, bem como de postos permanentes e charcos para pequenas aves.

Na Tapada da Rabela, o tempo deixa de importar privilegiando-se momentos de observação e contacto com a natureza num observatório criado especificamente para esse fim. Os hóspedes podem partir à descoberta do espaço natural onde estão já contabilizadas aproximadamente 150 espécies de aves selvagens e cerca de 75% dos répteis e anfíbios da nossa fauna. Aqui terá acesso a uma paisagem diversificada, com prados naturais preservados e nunca lavrados, onde será surpreendido com algumas maravilhas como diversas espécies de orquídeas. Há ainda uma zona de montado onde os sobreiros permanecem intactos há mais de 30 anos, sem serem submetidos a qualquer extração de cortiça.

Neste “banho de natureza” não falta também a piscina para adultos e crianças se refrescarem nos dias mais quentes. Em conjunto, pais e filhos poderão ainda conviver com alguns animais “da casa” como os burros e os póneis. Ou dedicar-se a passeios de bicicleta pela propriedade, explorar os percursos pedestres disponíveis ou aventurar-se na canoagem.

O edifício principal da Tapada da Rabela distribui-se por dois pisos, estando localizadas no nível térreo a receção e a sala de estar comum com lareira e TV. É neste piso que os pequenos-almoços são servidos, ou eventuais refeições pedidas previamente.

O piso superior disponibiliza cinco quartos – três duplos e dois twin – com casa de banho privativa, TV, ar condicionado e aquecimento central, bem como um terraço onde pode deliciar-se com os sons da natureza envolvente.

[new_royalslider id=”452″]

 

Reservas: www.tapadadarabela.com/ 245992117/ [email protected]