Sugestão Ambitur: Um mergulho no Verão do Centro do país

Partiram em busca de uma vida melhor além-fronteiras. Mas para muitos emigrantes o Verão é sinónimo de regresso às origens. Talvez também seja a altura certa para redescobrir o seu próprio país.

São muitos os emigrantes portugueses que por esta altura do ano regressam às suas origens, à sua casa, para passar férias com a família. Mas, embora a terra-natal seja normalmente o primeiro destino de chegada, a verdade é que existe um leque variado de outras opções para desfrutar do Verão em pleno interior do país.

Aldeia do Xisto de Fajão, Pampilhosa da Serra

E porque não começar por ir a banhos numa das mais de 50 praias que compõem a rede de praias fluviais das Aldeias de Xisto? Estes locais de lazer e bem-estar únicos, inseridos num ambiente de calma e tranquilidade, e com infraestruturas de apoio aos veraneantes, proporcionam recantos de enorme beleza graças às suas características naturais. Da Albufeira de Santa Luiza, em Pampilhosa da Serra, à Praia fluvial da Peneda/Pêgo Escuro, em Góis, são vários os lugares, próximos de alojamento tradicional e de boa gastronomia, que se apresentam como uma boa alternativa ao mar e às praias do litoral.

Além das suas praias, as 27 Aldeias do Xisto são elas próprias a porta de entrada para um território rico em tradições, transportam os turistas para as raízes mais profundas da história de Portugal, com mais de 600 quilómetros de percursos pedestres e com uma oferta diversificada de trilhos BTT com vários níveis de dificuldade.

Aldeia do Xisto do Candal, Lousã

Mas há mais para quem quer aproveitar uns dias de descanso e animação em família, com amigos ou simplesmente a dois. Em Castanheira de Pera, por exemplo, a Praia das Rocas atrai anualmente milhares de visitantes.

A Serra da Lousã é conhecida pela variedade e extrema riqueza da sua fauna e flora, onde podemos encontrar o Parque Biológico da Serra da Lousã, com mais de 400 animais. Localizado em Miranda do Corvo, assume-se como uma proposta multifacetada na oferta turística, associando a educação ambiental ao enaltecimento de valores e tradições culturais da região.

Do queijo ao vinho, os chamados produtos endógenos têm sido decisivos para o desenvolvimento económico e para a diferenciação de regiões como as Terras de Sicó, uma associação de seis municípios – Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure -, que une agora esforços para levar mais longe esta marca territorial.

A 12 quilómetros das ruínas da antiga cidade de Conímbriga, a Villa romana do Rabaçal. Já em Condeixa-a-Nova os turistas podem entrar virtualmente no mundo romano através do novo Museu PO.RO.S. Um local que seguramente estimula os sentidos e a imaginação de miúdos e graúdos.

Neste Verão, motivos não faltam, portanto, para qualquer emigrante dar um salto ao centro do país para (re)descobrir um território que tem sempre a capacidade de surpreender em cada visita.