Sugestão Ambitur: Uma viagem pelos museus municipais e o centro interpretativo de Seia

Situada na encosta da Serra da Estrela, Seia é um local privilegiado de encontro com a natureza, mas é também uma oportunidade de viajar por entre museus para conhecer a história deste território.

MUseu do Brinquedo SeiaMuseu do Brinquedo
Com cerca de oito mil brinquedos em exposição, de Portugal e do mundo, o museu apela à fantasia das crianças e favorece, nos mais idosos, o “regresso” aos tempos felizes da infância. “Conhecer o Mundo a Brincar” é a sala que preserva a memória da cultura lúdica mundial com brinquedos típicos de todos os continentes. Na sala “Memórias de Infância” os guizos, bonecas, carrinhos, animais de pano e de borracha recordar-lhe-ão os seus tempos de criança. “Brincar… é sonhar” é o espaço onde as histórias apelam ao sonho e à imaginação. Os brinquedos tradicionais portugueses, de papel, barro, madeira, canas, cortiça … são exemplos da identidade cultural de Portugal, por várias décadas de brincadeiras.

 

Museu Eletricidade SeiaMuseu Natural da Eletricidade
Este espaço museológico nasceu a partir da centenária Central Hidroelétrica da Senhora do Desterro e tem como missão divulgar o património tecnológico, histórico, natural e social associado à produção de energia elétrica em Portugal, de 1909 até à atualidade. A exposição permanente é composta por quatro grupos geradores de energia equipados com turbinas Pelton e alternadores síncronos, equipamentos que, durante nove décadas, permitiram o fornecimento de eletricidade a 18 concelhos dos distritos da Guarda, de Viseu e de Castelo Branco.

 

 

 

 

CISE SeiaCISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela
O CISE assume-se como um local privilegiado na descoberta da maior cadeia montanhosa de Portugal Continental, onde é possível conhecer o seu património natural e cultural. Para o efeito conta com um conjunto de equipamentos recreativos, didáticos e científicos únicos na região. Na exposição permanente é possível viajar por toda a serra, com acesso às novas tecnologias e à realidade virtual. O centro documental, os laboratórios e o banco de sementes complementam a estrutura, potenciando o desenvolvimento de programas de educativos e científicos. O CISE promove, ainda, atividades de animação ambiental (percursos pedestres, saídas temáticas para observações de fauna, flora e cogumelos, passeios fotográficos e workshops diversos).
Horários: terça a domingo das 10h às 18h.