Pelo 3.º ano consecutivo realizou-se o Summit 4 Travel, uma convenção direcionada ao setor do turismo português, que juntou 260 participantes, os acionistas da Go 4 Travel, cerca de 50 empresas fornecedoras e muitos outros convidados para um debate sobre os desafios da atividade turística.
Sob o mote “Diga presente ao futuro”, o encontro teve lugar em Fátima, nos dias 9 e 10 de novembro e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, que realçou o potencial turístico e cultural da região e se mostrou optimista quanto ao crescimento da atratividade turística de Fátima.
O discurso inaugural da convenção coube ao presidente do Conselho de Administração da Go 4 Travel, João Matias, que mencionou algumas das linhas de ação estratégicas do grupo: “Na área da inovação, estamos a dar seguimento ao projecto Inov 4 Travel e na área da formação, com o Academy 4 Travel. Para além disso, desenvolvemos um programa de monitorização de risco e sustentabilidade das empresas, reforçámos a nossa área de negociação e contratação e alargámos ainda o nosso programa de parcerias aos principais players do mercado”.
O presidente do conselho de Administração abordou ainda o tópico da plataforma de reservas lançada este ano: “Como prometido no Summit do ano passado, lançámos uma plataforma de reservas, o 4 Book. Estamos muito focados em captar o potencial desta plataforma, alargando a base de oferta para além da hotelaria e tendo como objectivo que este venha a ser o front office transaccional comum ao grosso das operações da Go 4 Travel. O desempenho desde o lançamento é muito positivo e o potencial de futuro elevadíssimo, estamos muito confiantes”.
O responsável pelo departamento de Comunicação, Marketing e Inovação da Go 4 Travel, Ricardo Ferreira, destacou a futura parceria com o Turismo de Portugal, na área da formação e ainda o canal de comunicação interno do grupo que será lançado até ao final do ano e que permitirá aos 720 membros Go 4 Travel comunicarem entre si mais facilmente e de forma segmentada.
Também outros membros do Conselho de Administração do maior grupo de agências de viagens em Portugal tiveram momentos de intervenção nesta edição do Summit 4 Travel de 2019, como o administrador João Pinto que reforçou as potencialidades atuais e futuras da plataforma 4 Book, mencionando possíveis inovações para 2020, Tiago Madureira que salientou a importância das parcerias e da motivação dos colaboradores do grupo Go 4 Travel e ainda Maria de Lurdes Diniz que esclareceu os participantes sobre o tópico fervilhante do NDC (New Distribution Capability), um standard emergente na distribuição de transporte aéreo.
Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, destacou no seu discurso o crescimento continuado das agências de viagens e António Loureiro, Director-geral da Travelport, desmistificou o uso de NDCs por parte de GDSs, que reiterou estarem abertos à colaboração com esta plataforma.
A convenção da Go 4 Travel contou também com a palestra do Prof. Dr. Nadim Habib sobre os principais erros de gestão cometidos pelas empresas em Portugal e sobre o perfil do novo cliente, fruto da revolução tecnológica e das mudanças de paradigmas do mercado do turismo. O diretor executivo do Nest, Roberto Antunes, destacou ainda as principais trends do mercado das viagens turísticas, como a realidade virtual aumentada.
Da parte da tarde ocorreram mais de 1.300 business shots, altura em que as agências acionistas da Go 4 Travel, fornecedores e parceiros se reuniram one-to-one, numa partilha de experiências profissionais. Já no final do dia teve lugar a cerimónia anual de entrega de prémios Go 4 Travel que distinguiu António Gama, fundador da Nortravel, com o prémio “Prestígio” e Joaquim Ferreira, diretor geral da Osíris, com o prémio “Carreira”. No último dia do evento, os participantes foram convidados para uma acção de team building numa prova de karts que fomentou a união do grupo e estreitou as relações entre os accionistas.
Pela segunda vez, o Summit 4 Travel contou também com a colaboração da Associação Vila Com Vida, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com a qual a Go 4 Travel estabeleceu um protocolo este ano. Da Associação estiveram presentes quatro jovens que apoiaram a convenção a nível logístico e de acreditações.
O Summit 4 Travel teve como parceiros premium: Aegean, American Airlines, Air China, Air Europa, Air Transat, Atlantic Joint Ventures, Be Live Hotels, British Airways, Iberia, Royal Air Maroc, Singapore Airlines, Solférias, TAP- Air Portugal e Travelport.