SVN 2015 mostrou um “Portugal novo” de jovens empresários a emergir

Realizou-se ontem a 8ª edição do SVN – Salão de Viagens de Negócio, um evento que, este ano, contou com um novo conceito: o “Go Portugal”. Conhecer o que é feito a nível do empreendedorismo em Portugal, através da voz dos principais protagonistas das novas empresas portuguesas que têm surgido, pondo em evidência casos de sucesso, foi o principal objetivo do SVN 2015.

Frédéric Frère, CEO do grupo Travelstore, a quem coube a primeira intervenção, explicou que, este ano, quiseram fazer “algo diferente”. “Estamos a constatar que a conjuntura que nos rodeia é muito interessante.  Acho que desta conjuntura de mudança está a emergir um novo Portugal, um Portugal dos jovens empresários. A conjuntura difícil que ultrapassamos obrigou-nos a pensar diferente e a fazer pela vida”, salientou Frédéric Frère. “Esta conjuntura tem-nos obrigado a ter uma nova atitude que vai fazer de Portugal um sucesso a nível das suas empresas que estão a ganhar capacidade localmente mas também lá fora”, acrescentou.

Durante a tarde de ontem a Travelstore, promotora do evento, apresentou o Barómetro das Viagens de Negócio, estudo conduzido entre as empresas em Portugal e que revela as tendências relativas ao consumo deste tipo de viagens no nosso país.

Guilherme Conde, que anunciou os resultados do estudo, destacou o facto da “economia de partilha” estar a entrar na indústria dos mercados de negócios, dando o exemplo do caso da UBER. Outra das conclusões da análise, é o facto de cada vez mais as empresas terem noção que a reserva antecipada de uma viagem é importante, com  89% dos inquiridos a considerar que é algo que já faz parte do “top da prioridade”. “64% revelaram que tencionam aumentar o gasto em viagens no próximo ano , um bom sinal para a nossa economia, há um interesse em viajar mais. África e América do Sul continuam a ser os dois continentes principais a nível dos investimentos feitos nas empresas, no entanto a Ásia  vem em terceiro lugar, o que é uma novidade”, destacou, ainda, Guilherme Conde.

O SVN 2015 constitui um importante evento de networking da área das viagens de negócio e turismo em Portugal. Como noutros anos, “tem-se focado em aproximar a oferta e a procura na industria das viagens de negócio”, um objetivo que Frédéric Frère acredita que tem sido atingido com “sucesso”.

No final da tarde de ontem, que contou com 21 oradores e 32 empresas, foram, ainda, entregues os “Business Travel Awards”, destinados a premiar as empresas e os gestores que, ao longo de 2014, se destacaram no segmento das viagens de negócio em sete categorias distintas. A AutoEuropa foi a empresa mais galardoada, com três prémios. O de “Melhor Empresa na Utilização dos Travel Tools”, “Melhor Empresa na Gestão dos Processos Administrativos” e de “Melhor Event Manager”, entregue a Carla Gama.