Enquadrado no seu plano estratégico 2024-2029 e programa de expansão da frota, a TAAG Linhas Aéreas de Angola recebeu, em Luanda, a primeira aeronave modelo A220-300 da sua lista de encomendas ao fabricante Airbus.
A cerimónia de apresentação da aeronave teve lugar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, e contou com a presença de convidados institucionais, representações diplomáticas, entidades do ecossistema da aviação civil, parceiros e clientes corporate.
No âmbito do processo de renovação da frota, assente numa estratégia multimarca, esta é a primeira vez, ao longo dos seus 86 anos de história, que a companhia introduz a Airbus, incorporando em regime de leasing (Air Lease Corporation) a aeronave A220-300, para assegurar as ligações domésticas e conexões intra-África.
Com este reforço, a companhia passa a contar com uma frota mais versátil e maior disponibilidade de aeronaves para atender a procura crescente de passageiros e clientes.
A configuração do Airbus A220-300 da TAAG tem como capacidade total 137 passageiros (12 em classe executiva e 125 em classe económica). É uma aeronave moderna e eficiente, com uma poupança de consumo de combustível na ordem dos 25%, baixa poluição sonora e reduzida emissão gases nocivos ao ambiente, comparando com a geração anterior de aeronaves.
Os clientes e passageiros TAAG irão beneficiar de uma melhoria da experiência de voo, elevado grau de conforto e espaço de cabine, bem como de 28m³ de volume total de carga.
A chegada do A220-300 vai ainda proporcionar oportunidades de progressão de carreira ao pessoal navegante angolano, bem como, a aquisição de know-how para a realização da manutenção dos equipamentos em Angola.
A aeronave A220-300 tem igualmente a particularidade de ser a primeira a incorporar a nova identidade visual da TAAG, conservando na sua decoração toda a angolanidade, com o reforço da visibilidade da Palanca na cauda do avião e asas.
A TAAG passa então a contar com 22 aeronaves de passageiros, oito Boeing 777, sete Boeing 737-700, seis Dash-8 Q400, e agora um Airbus A220-300.