Tailândia reforça controlo das embarcações turísticas em Phuket

Após o recente incidente com duas embarcações turísticas em Phuket que vitimaram cerca de uma centena de turistas chineses, as autoridades tailandesas reforçaram fortemente o controlo das embarcações turísticas na região, tendo introduzido uma série de regulamentos que reforçam as condições de segurança naquela região, durante o período das monções.

Entre as melhorias introduzidas, destacam-se a obrigatoriedade de registar o número exato de passageiros por tour, a rota da excursão e o nome e a especificações técnicas de cada embarcação. Esta informação terá que ser enviada às autoridades locais antes de cada tour, designadamente ao Departamento Marítimo de Phuket, à Polícia de Turismo e à Administração Provincial. Quando não cumprirem todos os procedimentos regulamentares os donos das embarcações serão sujeitos a multas avultadas ou a outro tipo de penalizações, correndo mesmo o risco de perda de alvará.

Numa recente inspeção efetuada por uma comitiva de jornalistas e operadores turísticos chineses à doca de Chalong, em Phuket, o Governador da TAT, Yuthasak Supasorn, teve oportunidade de sublinhar que “A segurança dos turistas é o nossa maior prioridade e por isso estamos todos a trabalhar para evitar que aconteçam quaisquer tipos de acidentes com embarcações”, acrescentando ainda que “as medidas que estamos a implementar permitem não só restaurar a confiança a curto e longo prazo mas também demonstrar que a Tailândia está seriamente comprometida com a segurança dos seus turistas”.